Vinho - 04.Jul - Garrafas plásticas

Vinhos em garrafa PET ganham força no mercado internacional

por Redação

Produtores de vinho da Nova Zelândia, EUA e até mesmo da França estão trocando de vidro para garrafas plásticas de vinho, alegando serem mais leves, melhores para o meio ambiente e não ruim para o vinho.

Divulgação
As garrafas PET são 100% recicláveis, inquebráveis e menores para se transportar que as de vidro, além da sua produção utilizar menos energia.

"Nós vemos [a de plástico] como um passo positivo em termos de energia e produção", disse Michael Wentworth, da Yealands Estate, da Nova Zelândia. "É 89% mais leve que o vidro, então você está reduzindo a sua pegada de carbono aí, tal como em qualquer momento que você transportá-la".

As embalagens de plástico não alteraram o sabor do vinho, disse Wentworth. Seus vinhos sauvignon blanc e merlot foram engarrafados em plástico e foram muito bem nas competições de degustação de vinho às cegas.

Apesar da conveniência das garrafas de plástico, as embalagens sofreram um problema de imagem com os consumidores preferindo apenas os vinhos em garrafas de vidro.

O Instituto de Ciências da Vinha e Vinho, de Bordeaux, demonstrou preocupações quanto à qualidade, após um estudo preliminar divulgado no ano passo sugerir que o vinho branco, em garrafas de plástico, se mantém fresco por apenas seis meses.

Marc Kaufman da EnVino, o produtor das garrafas PET para as vinícolas Boisset e Naked, negou as conclusões desse estudo, dizendo que as garrafas de plástico não são feitas para vinhos caros que precisam ser armazenadas por anos antes de serem bebidas.

"Esses vinhos são menos de 3% do mercado. Nós estamos focando dos outros 97%".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Segundo estudo, nos próximos 30 anos o cultivo de uvas para vinho na Califórnia será prejudicado

+ Chateau Latour é o último a divulgar preço da sua safra 2010

+ Vinho tinto pode prevenir perda óssea e muscular causadas por sedentarismo

+ Quartos de hotel na Holanda são feitos de tonéis de vinho

+ World Wine Tour 2010 arrecadou meio milhão de dólares em leilão

palavras chave

Notícias relacionadas