Vinícola australiana da família Casella implantou mais de 8 mil painéis solares na região de New South Wales
por Sílvia Mascella
Há uma competição silenciosa, aquecida e sustentável entre as grandes vinícolas australianas: quem tem o maior número de painéis solares e é capaz de gerar o maior volume de energia limpa e renovável.
O produtor da vez é a Casella Family Brands (que produz a linha Yellow Tail e Peter Lehmann) que acabou de inaugurar uma fazenda solar em New South Wales com 8.730 painéis solares. Eles irão produzir 11.53 GWh de energia por ano (o que seria energia suficiente para 1.900 casas). O investimento foi de 10 milhões de dólares australianos (pouco mais de 33 milhões de reais).
LEIA TAMBÉM: Novo presidente da FEV defende a legitimidade do consumo de vinho
Os números foram auditados pela SunWiz, uma importante consultoria australiana de energia solar e revelaram que a empresa possui agora a maior fazenda solar única de toda a indústria de bebidas da Austrália. O fundador e diretor da empresa, John Casella, afirmou que esse trabalho é parte do processo da empresa para zerar, até 2050, as emissões de carbono.
“Estou muito orgulhoso em finalmente apresentar nosso investimento em eletricidade limpa que não apenas nos auxiliará a reduzir nossas pegadas de carbono como também nos permite contribuir com a maior sustentabilidade da indústria vitivinícola australiana, através de nossos produtos”, afirmou John Casella. Os novos painéis solares estão a menos de 4km da sede da vinícola, em Yenda, e vão gerar 35% de toda a eletricidade da empresa.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela que quanto melhor o vinho, mais feliz você fica
Até 2023 a empresa vitivinícola que mantinha o recorde de maior produtora de energia limpa era a Treasury Wine States (dona das marcas Penfolds e Wynns entre outras) com seus quase 6 mil painéis solares instalados na unidade produtiva de Barossa, no sul da Austrália. A TWS ainda é a maior se forem somadas todas as fazendas solares de todas as vinícolas do grupo na Austrália, sem contar a propriedade em Napa Valley (nos EUA) onde estão instalados 13 mil painéis solares.