Vinho - 05.Jul - Em Santa Catarina

Vinícola brasileira colhe uvas a -9°C para produção de Icewine

por Redação

A Vinícola Pericó iniciou nesse inverno a produção do seu segundo Icewine, vinho elaborado com uvas maduras colhidas a uma temperatura inferior a -6ºC.

Divulgação
A vinícola amanheceu com as uvas congeladas
A primeira vez que a Pericó lançou esse vinho foi em 2009, quando, entre 4 e 12 de julho, as uvas foram colhidas a -7,5ºC. Esse ano, a colheita das Cabernet Sauvignon foi feita a nove graus negativos, e elas estavam congeladas naturalmente.

Colhidas nessa estado, a água congela no seu interior é separada durante o processo inicial, e é esse o diferencial na produção do vinho: o mosto resultante é rico em açúcares e sua fermentação é lenta. Mais tarde, permanece por alguns meses em barris de carvalho francês.

Esse tipo de vinho é produzido principalmente no Canadá, Áustria, Itália e Alemanha, e o mais comum é encontrá-lo elaborado com uvas brancas.

A Pericó, contudo, optou pela Cabernet Sauvignon, já que ela tem uma colheita tardia, coincidindo com a época de baixas temperaturas do inverno na altitude de São Joaquim (SC), onde a vinícola se encontra.

No ano que vem, a Pericó lançará a segunda safra do primeiro Icewine brasileiro.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Guia de vinhos espanhois será lançado nos EUA em formato digital

+ Empresa chinesa volta-se ao mercado de vinhos australiano

+ Logo de traços simples em rótulo de vinho dá ideia de progressão

+ Vinícolas brasileiras começam a utilizar métodos sustentáveis na sua produção

+ Vinhos em garrafa PET ganham força no mercado internacional

palavras chave

Notícias relacionadas