Pedras da Montanha

Vinícola na China impressiona com modernidade

O Xige Estate é uma mistura de modernidade com rusticidade na maior região vinícola da China

A Xige Estate é uma mistura de modernidade com rusticidade em meio a um parque eólico
A Xige Estate é uma mistura de modernidade com rusticidade em meio a um parque eólico

por Arnaldo Grizzo

Ningxia, no noroeste da China, é a região mais conhecida de produção vitivinícola do país, onde se concentram os principais produtores. Desde 2019, o local abriga uma estrutura monumental de 25 mil metros quadrados em forma de círculo, a Xige Estate. Ela fica localizada no sopé leste da montanha Helan, no curso superior do famoso rio Amarelo. 

A adaptação às condições locais e a integração com o meio ambiente e a convivência com a natureza, é o ponto de partida do desenho da Xige, criado pelo escritório Udopartners e cujo design de interior ficou por conta da Saussure Architects.

LEIA TAMBÉM: Dicas de enoturismo na França

Xige Estate
Ningxia é a principal região produtora da China e design de interior da Xige Estate foi criado pela Saussure Architects

A matéria-prima é basicamente a pedra da montanha Helan que serve como material de construção básico para injetar as características únicas do sopé leste da montanha no edifício. 

O prédio está rodeado por uma parede redonda de pedra. Outro pequeno círculo circunspecto ao maior serve como entrada principal da vinícola. O interior é composto por áreas de escritórios, de produção, salas de provas, adega de barricas de carvalho, restaurante orgânico, biblioteca, 22 quartos de hotel e outros espaços funcionais.

LEIA TAMBÉM: Enoturismo em Mendoza: as melhores dicas

Xige Estate
A pedra é estrela da arquitetura e na entrada está em forma bruta sobre uma lâmina d’água

A pedra é realmente a estrela da arquitetura, sendo incorporada em quase todos os ambientes, desde a entrada em que está em forma bruta sobre uma lâmina d’água, até o revestimento de algumas paredes internas e o terrazzo processado e polido que pode ser visto em todo o espaço.

O interior também é orientado para a sustentabilidade. A madeira teca reciclável é usada em diversas estruturas, como na parte superior da área de leitura, imitando a ondulação da montanha. Os panos e cortinas são tingidos pelas plantas locais, os puxadores das portas são feitos de videira seca e há uma seleção de objetos antigos para completar a decoração.

LEIA TAMBÉM: Enoturismo no Chile

Xige Estate
O interior é composto por áreas de escritórios, de produção, salas de provas, adega de barricas de carvalho, restaurante orgânico, biblioteca, 22 quartos de hotel e outros espaços funcionais

O pátio dominado por plantas locais é outra maneira de se adaptar às condições do ambiente. Ou seja, seu interior ainda é a paisagem natural de Ningxia, com salgueiro vermelho, espinheiros e a enorme pedra da montanha Helan, que estão em cena, emoldurados pelo arco da parede externa circular. 

Xige Estate é uma mistura de modernidade com rusticidade em meio a um ambiente espetacular que congrega ainda um parque eólico ao redor. Um blend perfeito na principal região produtora da China.

palavras chave

Notícias relacionadas