Revista ADEGA
Busca

4 de julho

4 de julho e hambúrguer. Como harmonizar os hambúrgueres com vinho

Nesse 4 de julho os Estados Unidos comemoram o Dia da Independência


Hambúrguer e vinho harmonizam muito bem
Hambúrguer e vinho harmonizam muito bem

O hambúrguer não tem sua origem nos Estados Unidos, ok. Mas com certeza foi na terra do Tio Sam que o lanche ganhou a cara e a fama que tem hoje. Por isso nada mais jutos no 4 de julho comer um belo hambúrguer e, cloaro, harmonizando com vinho.

A sequência final do filme Sideways – Entre umas e outras (2004) é antológica: depois de venturas e decepções, o protagonista Miles (Paul Giamatti) abre uma garrafa de Château Cheval Blanc 1961, numa lanchonete fuleira e toma a joia em copo de papel, a companhia de um cheeseburguer e onion rings.

Curioso é que, por mais decadente que seja a cena, o desolado personagem acerta em cheio na harmonização. Para hambúrgueres, o casamento perfeito são vinhos estruturados, para aguentar a força da carne e do queijo derretido.

Por isso, os Bordeaux vão sempre bem, obrigado. Proporcionando uma experiência inusitada e, sim, muito agradável.

4-de-julho-e-hamburguer-como-harmonizar-os-hamburgueres-com-vinho
Miles e seu Château Cheval Blanc 1961 em copo de papel

Outros vinhos parrudos, bons para os burgers podem ser um clássico cortes bordaleses principalmente baseados em Cabernet Sauvignon e Merlot, Tempranillos de regiões como a esponhala Rioja, tintos do Douro, Malbecs jovens e até mesmo Syrahs que terão potência para harmonizar também com os outros elementos do burguer.

Para momentos muito felizes, esperamos.

Abaixo duas dicas que vão cair bem com a iguaria:

Carmen Vintages Blend II

Carmen Vintages Blend II - AD 92 pontos - Carmen, Maipo, Chile

Se Cabernet Sauvignon vai bem com hambúrguer imagina várias safras da casta? É o que propõe esse vinho. O Carmen Vintages é feito 75% da safra 2017, 10% da 2016, 10% da 2015 e 5% da 2018, com diferentes tempos em barricas de carvalho francês para cada ano. Suculento e gostoso de beber, tem potência e frescor para harmonizar com os diferentes sabores e texturas do lanche.

Altano Tinto 2018

Altano Tinto 2018 - AD 90 pontos - Symington Family Estates, Douro, Portugal

Indicado como um dos vinhos com melhor relação qualidade e preço do mundo, o Altano é composto a partir de Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, com estágio de 4 meses em barricas de carvalho francês e americano. Estruturado e de ótima acidez, irá harmonizar muito bem com os mais diferentes hambúrgures.

Redação
Publicado em 04/07/2022, às 10h00


Mais Harmonizações