Nesse 4 de julho os Estados Unidos comemoram o Dia da Independência
por Redação
O hambúrguer não tem sua origem nos Estados Unidos, ok. Mas com certeza foi na terra do Tio Sam que o lanche ganhou a cara e a fama que tem hoje. Por isso nada mais jutos no 4 de julho comer um belo hambúrguer e, cloaro, harmonizando com vinho.
A sequência final do filme Sideways – Entre umas e outras (2004) é antológica: depois de venturas e decepções, o protagonista Miles (Paul Giamatti) abre uma garrafa de Château Cheval Blanc 1961, numa lanchonete fuleira e toma a joia em copo de papel, a companhia de um cheeseburguer e onion rings.
Curioso é que, por mais decadente que seja a cena, o desolado personagem acerta em cheio na harmonização. Para hambúrgueres, o casamento perfeito são vinhos estruturados, para aguentar a força da carne e do queijo derretido.
Por isso, os Bordeaux vão sempre bem, obrigado. Proporcionando uma experiência inusitada e, sim, muito agradável.
Outros vinhos parrudos, bons para os burgers podem ser um clássico cortes bordaleses principalmente baseados em Cabernet Sauvignon e Merlot, Tempranillos de regiões como a esponhala Rioja, tintos do Douro, Malbecs jovens e até mesmo Syrahs que terão potência para harmonizar também com os outros elementos do burguer.
Para momentos muito felizes, esperamos.
Abaixo duas dicas que vão cair bem com a iguaria:
Se Cabernet Sauvignon vai bem com hambúrguer imagina várias safras da casta? É o que propõe esse vinho. O Carmen Vintages é feito 75% da safra 2017, 10% da 2016, 10% da 2015 e 5% da 2018, com diferentes tempos em barricas de carvalho francês para cada ano. Suculento e gostoso de beber, tem potência e frescor para harmonizar com os diferentes sabores e texturas do lanche.
Indicado como um dos vinhos com melhor relação qualidade e preço do mundo, o Altano é composto a partir de Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, com estágio de 4 meses em barricas de carvalho francês e americano. Estruturado e de ótima acidez, irá harmonizar muito bem com os mais diferentes hambúrgures.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
Direita ou esquerda? Entenda a divisão dos vinhos de Bordeaux
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final