Paris, a Cidade Luz, tem cantinhos que nos levam muito além dos Borgonha, Bordeaux e Rhône
por André De Fraia

O vinho, principalmente na França, é muito mais do que apenas uma bebida. É história, é cultura, é a tradição de um povo. Naturalmente, a bebida está por toda parte.
Há, no entanto, cantinhos muito especiais que revelam descobertas, como só um país com tanta tradição na bebida poderia fazer.
Com a filosofia "beba bem + beba saudável" e localizada no coração de Paris está a L'Étiquette. Uma pequena loja especializada em vinhos orgânicos, biodinâmicos, naturais e S.A.I.N.S – Sans Aucun Intrant Ni Sulfites – ou "sem qualquer adição nem sulfitos", vinhos que estão sendo chamados de "supernaturais".
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Além da localização excelente – ela está na Île Saint-Louis, no meio do Sena – há ali garrafas raras e achados únicos de vinhos com mínima intervenção. O proprietário Hervé promove degustações de seus vinhos e uma verdadeira aula sobre os vinhos naturais. A dica é reservar pelo menos uma hora para um bom papo e muito aprendizado.

Escondidinho e maravilhoso. Esse é o Crus et Découverts, no 11º arrondissement de Paris, que conta com uma seleção incrível de vinhos. A dica aqui é: vá com a cabeça aberta e deixe os especialistas da casa te guiar! A casa conta com vinhos raros e de pequenos produtores. Verdadeiros tesouros franceses e dos arredores. Aproveite para separar um tempinho para conhecer a Rue Paul Bert, onde está localizada a loja, é uma das mais charmosas de Paris.
Para quem quer conhecer toda a França não pode deixar de visitar a Chai Sophie Cotté Sud, uma casa que foge um pouco das aclamadas Borgonha, Bordeaux e Rhône – não que não tenha vinhos dessas regiões – e foca no Languedoc-Roussillon.
LEIA TAMBÉM: Julgamento de Paris: a degustação que mudou a vitivinicultura mundial
Essa região francesa é responsável por mais de 30% da produção de vinho do país e possui terroirs muito diversificados que vão dos tintos mais encorpados até leves vinhos brancos. A loja fica na bela Rue de Cotte, próxima ao Sena, à estação Gare de Lyon e à bucólica – e com ótimos restaurantes – Square Trousseau.
A La Cave des Papilles é uma das mais míticas lojas de Paris. Especializada em vinhos naturais e pequenos produtores, a adega está aberta desde 1996 e conta com uma equipe especializada e grande defensora do estilo de vinho com mínima – muitas vezes sem nenhuma – intervenção.

Mas o grande destaque da La Cave des Papilles, sem dúvida, é a presença dos produtores. Uma vez por mês, os enólogos são convidados a fazer uma degustação na loja. Claro que é uma experiência única.
LEIA TAMBÉM: O que comer e beber na Paris da bistronomia

A casa de Champagne Fleury nasceu em 1895 – é biodinâmica desde 1989 – e produz seus espumantes que vão desde os mais "simples", se é que podemos usar essa palavra sobre um Champagne, até sua linha Millésimes que passa no mínimo 10 anos em envelhecimento. Mas o que essa vinícola que está a duas horas e meia de Paris tem a ver com a cidade?
A resposta está na charmosa Rue Saint-Denis, onde está localizada a Ma Cave Fleury. Um barzinho administrado pela família Fleury que serve os melhores Champagnes da casa bem na área central da Cidade Luz. A dica aqui é aproveitar a degustação chamada tasting flight, uma espécie de test-drive em que são servidos todos os espumantes da vinícola!
+lidas

A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio-ambiente

Daniel Salvador é o novo presidente da Associação Brasileira de Enologia

Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha

Vinhos de Rioja serão os oficiais da Presidência espanhola na UE

Vinho mais antigo do mundo é descoberto na Espanha