Selecionamos alguns lugares encantadores, dentro de vinícolas, para sua próxima viagem
por Silvia Mascella Rosa
O enoturismo está dentro da categoria do turismo rural, mas as opções que existem pelo mundo nem sempre incluem “sujar os pés de terra”, agradando a muitos viajantes.
Há opções para todos os gostos, em cenários bucólicos com o nariz na natureza, ou cheios de modernidade e confortos que todo apreciam. Selecionamos alguns lugares encantadores, dentro de vinícolas, para sua próxima viagem.
Ir para Portugal já é um passeio maravilhoso, mas a nossa sugestão é - literalmente - uma imersão total: no coração da região do Vale do Douro fica a Quinta da Pacheca, no vilarejo de Cambres.
Os vinhedos históricos começaram a ser plantados no século 16, mas hoje a vinícola oferece diversas atividades e passeios, desde degustações harmonizadas (um dos pontos fortes da visita), atelier de pintura, spa e hospedagem no The Wine House Hotel, onde você fica acomodado em suítes amplas e modernas em formato de imensas barricas, com vista para os vinhedos. Para detalhes, acesse www.quintadapacheca.com
Alguém resiste a um passeio na Toscana? Localizada no sul da região, perto da cidade de Grosseto (e da DOC Morellino di Scansano), o Agriturismo Poggio al Tufo é um empreendimento da Vinícola Tommasi, no vilarejo de Pitigliano.
A hospedagem é numa bela casa de fazenda totalmente reformada. São apenas oito quartos com vista para os vinhedos, restaurante tradicional de culinária toscana, degustação de vinhos, uma linda piscina e nas proximidades existem várias atrações imperdíveis, como o Museu Etrusco e as Termas di Saturnia. Quer conhecer mais? Clique aqui e confira!
O Vale dos Vinhedos é um destino nacional imperdível para os turistas, sejam eles enófilos ou não, e oferece um mergulho nas tradições históricas da imigração italiana na Serra Gaúcha. Há muitas opções e estilos de hospedagem, além de lojas, restaurantes e dezenas de vinícolas para explorar.
Nossa dica é a Casa Valduga, com 24 acomodações nas suítes que recebem os nomes das linhas de vinhos, como Raízes, Leopoldina e Identidade e estão localizadas dentro da vinícola. A área toda pertence ao grupo Famiglia Valduga, está no vale desde o século 19 e oferece aos hóspedes visitação, restaurante e uma bela vista dos vinhedos, além de outros empreendimentos no próprio vale, como a Casa Madeira e a Cervejaria Leopoldina. Para mais informações, clique aqui.
Há tanto para fazer e conhecer no Chile que é difícil escolher um local para descansar. Mas como a gente quer oferecer para você ideias que mantenham a conexão entre o vinho e o turismo, indicamos que você deixe a capital Santiago e vá até o Hotel Casa Silva, que ocupa a casa original da família.
Quatro gerações dos Silva ocuparam a casa por mais de 100 anos, até ela ser totalmente reformada para abrigar esse charmoso (e elegante) hotel que fica no caminho da cidade de San Fernando, no vale de Colchagua.
O hotel (que possui seu próprio Wine Bar com vista para as barricas centenárias) fica ao lado da Vinícola e próximo de ambos está o restaurante, de frente para o campo de polo, esporte tradicional para os chilenos. Para reservar, clique aqui.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera