Revista ADEGA
Busca

O óleo que faz bem à saúde

Azeite e vida saudável, os inúmeros benefícios do óleo de oliva

E veja também quais são os diferentes tipos de azeite e como cada um beneficia sua saúde


O consumo diário de azeite de oliva traz diversos benefícios para a saúde
O consumo diário de azeite de oliva traz diversos benefícios para a saúde

Ter uma alimentação saudável é essencial para a prevenção de algumas doenças e para a manutenção da saúde, isso já sabemos.  

Entre os alimentos mais indicados para o consumo encontra-se o azeite de oliva, um produto alimentar que proporciona inúmeros benefícios ao nosso corpo.

O azeite de oliva tem sido um produto básico das culturas mediterrâneas há milhares de anos, remontando aos antigos gregos e romanos, e continua sendo o óleo de cozinha mais popular na região até hoje. Especialistas em nutrição acreditam que a bacia do Mediterrâneo é o lar de algumas das populações com maior longevidade, precisamente porque a sua dieta diária típica é tão abundante em gorduras saudáveis onde estão presentes o azeite de oliva, as nozes e os peixes.

“O consumo diário de azeite de oliva traz diversos benefícios para a saúde ajudando a manter os níveis de colesterol, diminuindo a quantidade de LDL circulante, também conhecido como o mau colesterol; previne o desenvolvimento de doenças cárdicas, protegendo o coração contra os danos dos radicais livres e ajuda a diminuir a inflamação no organismo", afirma a médica Dra Paula Barreto, Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira Dermatológica Clínica e Cirúrgica.

Azeite e vida saudável, os inúmeros benefícios do óleo de oliva
O azeite de oliva é um produto básico das culturas mediterrâneas, lar de algumas das populações com maior longevidade

"O azeite de oliva é extremamente benéfico para manter a beleza dos nossos cabelos, pele e das unhas. Ele possui vitaminas A, D, K e E. Além de ser um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, combatendo os radicais livres”, finaliza a Dra Paula.

Devido a todas as suas propriedades, o azeite se revelou como uma estrela da cosmética, com vários produtos tendo sido lançados recentemente. Suas funções aplicadas na área da estética e da beleza são várias: funciona como hidratante e suavizante para peles secas, como antirrugas, é purificador, calmante ainda serve para amolecer as impurezas da pele e tornar mais fácil a remoção. Também melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é muito indicado para banhos relaxantes e massagens.

O azeite de oliva extravirgem é o tipo de azeite que possui maior quantidade de benefícios para a saúde, uma vez que suas propriedades e nutrientes são mantidos durante o processo de obtenção.

Os Tipos de azeite

Os principais tipos de azeites são:

Azeite extravirgem

É aquele obtido a partir da prensagem a frio da azeitona, em temperatura controlada, havendo a preservação de todos os nutrientes e propriedades antioxidantes, uma vez que não passa por processo de refinamento.

Por esse processo, o azeite extravirgem é considerado o tipo de azeite mais saudável, já que é rico em vitaminas e minerais, o que garante vários benefícios para a saúde quando consumido regularmente.

Azeite virgem

O azeite virgem também é obtido por meio da prensagem a frio da azeitona, no entanto são realizadas duas prensagens, de forma que possui maior nível de acidez e maior quantidade de calorias, apesar de conter a mesma quantidade de vitaminas e minerais do azeite extravirgem.

Azeite refinado

O azeite refinado é aquele que, após processo de prensagem, passa por um processo de refinamento, em que pode haver perda do sabor, aroma, cor e vitaminas e, por isso, em comparação com os outros tipos de azeite, tem menor qualidade.

Apesar do processo de refinamento, o azeite refinado não faz mal à saúde, apenas possui menor valor nutricional e, por isso, tem menor quantidade de benefícios. Esse tipo de azeite é principalmente utilizado em processos industriais e normalmente é misturado com o azeite de oliva virgem ou extravirgem, podendo ser também comercializado misturado com esses outros tipos de azeite.

Maru Gomez
Publicado em 27/05/2022, às 13h00


Mais Azeite