Pierre Yovanovitch é conhecido por misturar o clássico estilo do artesanato francês com influências da idade média e dos países nórdicos
por André De Fraia
Garrafa do La Bastide Peyrassol Côtes de Provence 2020 inspirada em torre medieval
Garrafas de vinho podem ser históricas como o fiasco do Chianti, estilosa como a tradicional bordalesa e uma obra de arte como as inúmeras produzidas por designers e artistas.
E o mais novo personagem a adentrar nesse mundo é o designer de interiores francês Pierre Yovanovitch, famoso pelo estilo que ficou conhecido como Made in France, ou “Feito na França”. O conceito é uma mistura do clássico estilo do artesanato francês com influências da idade média e dos países nórdicos.
E é isso que ele traz para a garrafa.
O vinho escolhido foi o La Bastide Peyrassol Côtes de Provence 2020, um rosé produzido em uma propriedade fundada no século 13 por Cavaleiros Templários. Originalmente a propriedade servia de descanso para os peregrinos que iam até a Terra Santa.
Torre medieval que inspirou a garrafa
A ideia de Yovanovitch foi desenhar uma garrafa com a forma de uma torre construída ainda na idade média e que hoje está localizada no meio do vinhedo da propriedade. O design conta ainda com a Cruz pátea, o tradicional símbolo dos Templários, e a cor da cápsula, um laranja queimado, representa os azulejos que revestem a torre medieval.
“O design da garrafa reflete a arquitetura da propriedade Commanderie de Peyrassol e serve como uma homenagem aos tons e cores naturais do Sul de França”, explica o designer.
O vinho também é uma ode ao local, as uvas são colhidas de acordo com as fases da lua, revivendo um antigo método da região. Os aromas e sabores de frutas vermelhas vivas junto com a textura levemente aveludada – mais pesada do que os rosés modernos – remetem aos vinhos mais clássicos da região de Provence.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui