Surto de intoxicações com óbitos em São Paulo leva Tarcísio de Freitas a determinar cancelamento de inscrições estaduais de bares e adegas flagrados vendendo produtos falsificados

por Redação
Em meio a uma onda de casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou medidas duras para coibir a prática no estado.
“Determinei que a Secretaria da Fazenda cancele, de forma cautelar, a inscrição estadual de todos os estabelecimentos flagrados vendendo bebidas falsificadas, adulteradas ou sem nota fiscal. Em São Paulo, faremos tudo para proteger a saúde, fazer cumprir a lei e garantir segurança ao consumidor”, declarou o governador em postagem no X.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Nos últimos dias, o estado de São Paulo registrou ao menos nove casos graves de intoxicação por ingestão de bebidas adulteradas com metanol. Em um período de 25 dias houve três mortes confirmadas — uma vítima na capital paulista e duas em São Bernardo do Campo.
Determinei que a Secretaria da Fazenda cancele, de forma cautelar, a inscrição estadual de todos os estabelecimentos flagrados vendendo bebidas falsificadas, adulteradas ou sem nota fiscal. Em São Paulo, faremos tudo para proteger a saúde, fazer cumprir a lei e garantir segurança…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 3, 2025
O governo estadual também mobilizou operação para apreender produtos suspeitos, incluindo 117 garrafas sem rótulo ou comprovação de procedência que foram recolhidas em bares e adegas nos bairros dos Jardins e Mooca.
O governador confirmou que ao todo, no estado de São Paulo, foram 22 casos registrados, entre confirmados e suspeitos. Já no país, houve onze registros de intoxicação por metanol, com cinco casos suspeitos, inclusive em Brasília e Pernambuco, com total podendo chegar a 59 casos em todo o país.