Sistema de dados ajuda produtores a tomar decisões do que produzir e evita perdas – o que diminui o custo do vinho
por André De Fraia

Imagina ter na palma da mão informações como o comportamento do mercado de vinho em diversas regiões do mundo, ou baseado em informações de vendas saber qual vai ser a tendência para o mundo do vinho nos próximos meses.
É esta a promessa de um estudo que está sendo realizado entre o Instituto Tecnológico de Aragón, na Espanha, e o projeto Policy Cloud.
A ideia é um grande sistema de gerenciamento, manipulação e análise de dados que iniciou seu trabalho de captação de informações em janeiro de 2020 e irá até dezembro de 2023 quando será lançado como ferramenta.
Apesar de parecer coisa de filme, o projeto tende a ajudar diversos setores produtivos a serem mais assertivos, diminuindo o impacto que grandes cadeias de produção têm no meio ambiente por exemplo. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta tecnológica de apoio à tomada de decisão”, explica Rafael de Hoyo um dos responsáveis pelo Big Data, no projeto European Policy Cloud.
Diversos setores já se alinharam ao grupo e buscam as melhores soluções para sua área – a enologia foi um deles.
“A intenção é analisar as estratégias futuras das diferentes denominações de origem com base na informação aberta e redes sociais", diz del Hoyo.
A ideia é que os dados sobre o mercado e referências retiradas das redes sociais sejam cruzadas com os das colheitas e vinificações que estão acontecendo no mesmo momento. Servindo assim como orientação fundamental para a vinícola seguir o melhor caminho.
Por exemplo, se os dados mostrarem uma tendência de crescimento no consumo de vinhos rosé e as uvas nos parreirais estarem no ponto de maturação perfeito para a vinificação deste tipo de vinho o sistema alertará a vinícola a iniciar uma colheita pensando em produzir mais vinho rosé e atender essa demanda futura do mercado.
Este sistema, segundo os criadores, tende a diminuir os estoques parados e o desperdício, gerando um custo menor de produção e, consequentemente, barateando os produtos no final da cadeia para o consumidor final.
Dentro do mundo do vinho o experimento acontecerá em Aragão na Espanha e tomará como base apenas o consumo europeu de vinhos. O projeto estará disponível para o mundo todo até dezembro de 2023.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

+lidas

Bobal: uma uva espanhola feita para diferentes sabores

Estudo avalia efeitos de antioxidantes do vinho no organismo

Como escolher vinho no restaurante sem cair em armadilhas

Calor impulsiona produção de vinhos tranquilos em Champagne

Patricio Tapia assume novo posto no International Wine Challenge