Escola do vinho

Conheça a Furmint, a uva dos reis

A origem da casta é desconhecida, porém ela é reconhecidamente como a uva do Tokaji

por André De Fraia

Conheça a Furmint, a uva dos reis

A Furmint, uva branca é famosa pelos doces, mas produz também grandes vinhos secos

Alguns dizem que ela é italiana, outros que seria sérvia. Seja lá qual for a origem da Furmint é na Hungria que ela encontrou sua terra e reina por lá desde pelo menos os anos de 1600.

» Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?

Ela é a grande estrela dos famosos vinhos de Tokaji o chamado “vinhos dos reis e rei dos vinhos”, frase proferida por ninguém mais ninguém menos que o Rei-Sol Luís XIV ao degustar um vinho da região.

Reza a lenda que por volta de 1620, Zsuzsanna Lórántffy (esposa do príncipe György Rákóczi I, grande proprietário de terras na região de Tokaj) e László Máté Szepsi, encarregado pelo vinhedo, decidiram adiar a colheita diante de uma invasão turca iminente. Quando colheram, as uvas estavam com aspecto podre, mas, mesmo assim, decidiram usá-las. Assim teria nascido o Tokaji Aszú (aszú significa nobre). 

Isso implica que os produtores de Tokaji foram os primeiros no mundo a colher a uva afetada pelo fungo Botrytis cinerea de propósito.

Conheça a Furmint, a uva dos reis

Da esquerda para a direita, uma Furmint fresca e com diferentes graus de ataque do Botrytis cinerea

Uma lei húngara de 1655 já exigia a colheita separada de frutas botrytizadas.

Contudo, a primeira menção ao vinho de uva Aszú é de 1571, em um acordo de propriedade que demonstra claramente que as uvas ditas aszú foram mantidas separadas das uvas normais na vinha de Mézes Mály (uma das mais famosas da região), mostrando que a técnica do vinho de Tokaji botrytizado já era conhecida pelo menos desde o século 16.

Apesar de muto famosa na produção do vinho doce, a Furmint também pode produzir grandes vinhos secos elegantes, de alta acidez e corpo médio.

Puttonyos

Para conhecer mesmo a casta e seu principal vinho é preciso entender essa palavrinha. Puttonyo é uma unidade de medida utilizada na produção do Tokaji. Cada puttonyo equivale a 25 quilos de uva atingida pelo fungo Botrytis cinerea que deve ser adicionada ao barril Gönczi, o mais utilizado na Hungria, que tem uma capacidade de 136 litros. Cada puttonyo gera uma concentração entre 20 e 30 gramas de açúcar ao vinho final.

Conheça a Furmint, a uva dos reis

Um puttonyo ao lado do barril Gönczi

Assim, quando vir um rótulo informando que o Tokaji possui 5 Puttonyos já sabe, foram adicionados 125 quilos de uva botrytizada para cada 136 litros de vinho base. Gerando um vinho com uma concentração de cerca de 120 a 150 gramas de açúcar por litro.

Para conhecer rótulos de Furmint das melhores importadoras do país, clique aqui.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas