Dia Mundial do Lambrusco

Conheça o vinho Lambrusco

Lambrusco é um vinho milenar produzido a partir das uvas da família Lambrusco através do método tradicional ou Charmat

Canva
Canva

por Paula Daidone

O Lambrusco possui o título de vinho italiano mais consumido no mundo. Mesmo assim, carrega uma fama meio duvidosa, o que faz muitos “entendedores de vinho” torcerem o nariz para ele. Mas o que poucos sabem é que o Lambrusco não se resume àquele vinho docinho cheio de gás, que mais parece um refrigerante, muito comum no Brasil.

O Lambrusco é um vinho milenar produzido a partir das uvas da família Lambrusco, pode ser encontrado como frisante ou espumante, nas variedades: tinto e rosé. É elaborado nas regiões de Emilia Romagna e Lombardia, norte da Itália. Produtores italianos reivindicam que apenas vinhos feitos nas regiões demarcadas possam usar essa denominação. Contudo, por Lambrusco ser um nome comum às uvas, existe muito conflito em relação ao uso do termo, assim como acontece com o Prosecco.

Por ser um vinho frisante ou espumante, o Lambrusco precisa ser produzido através de métodos que armazenam o CO2 durante a vinificação. Está autorizado o uso dos métodos tradicional ancestral e Charmat. A escolha varia de acordo com o estilo da vinícola e com o tipo de uva utilizada. Para a segunda fermentação utiliza-se comumente as leveduras Saccharomyces Bayanus, as mesmas usadas para produzir Cidra. Ao término de todo o processo, o Lambrusco frisante deve atingir, no máximo, 2,5 atmosferas (os espumantes têm no mínimo 3 atm). Para produzir Lambrusco é necessário utilizar uvas da família vitis vinífera Lambrusco. Atualmente, são 12 espécies autorizadas.

Alguns produtores, para baratear o custo e acelerar o processo de produção, abrem mão da segunda fermentação e passam a utilizar a inserção artificial de gás carbônico no vinho base, para criar as borbulhas. Essa prática compromete muito a qualidade final do produto. É importante notar que vinhos produzidos assim levam geralmente no rótulo o termo “vinho de Lambrusco”, uma referência apenas à uva Lambrusco que é utilizada. As Denominações de Origem Controladas exclusivas para produção de Lambrusco não autorizam essa técnica de produção.

palavras chave

Notícias relacionadas