Consumidores ainda dão mais importância à qualidade do que ao “fator orgânico”

Pesquisa mostra que consumidores não estariam dispostos a pagar mais por um vinho com menos sulfitos

por Redação

Vinho orgânico

Consumidor ainda não quer pagar mais por "orgânico"

Acredita-se que menos de 1% da população mundial sofra de alergia aos sulfitos. Apesar disso, diversos consumidores de vinho ainda relatam dores de cabeça após o consumo da bebida e relaciona esse fato à presença dessas substâncias. Sulfitos são comumente usados nos vinhos para higienizar e conservar o líquido.

Diante disso, uma equipe de pesquisadores norte-americanos resolveu investigar o quanto a presença de sulfitos influencia na decisão de compra de uma garrafa pelos consumidores. Eles analisaram os hábitos de consumo de 223 participantes, que relataram suas compras e suas percepções detalhadamente durante o ano de 2012. Como esperado, mais de 30% deles relataram dores de cabeça depois de beber vinho, sendo que 60% atribuíram essa dor de cabeça aos sulfitos.

Em seguida, contudo, os participantes foram perguntados se pagariam um prêmio, um valor mais caro por vinhos com baixo teor de sulfito (os orgânicos). As respostas, porém, surpreenderam, e apenas 3,4% dos que disseram sofrer com as dores estariam dispostos a pagar mais por um vinho sem sulfitos. Por outro lado, se o vinho recebesse nota mais alta de algum crítico famoso, 5,71% pagariam a mais por ele. No fim, apenas 1,86% disseram que estariam mais inclinados a comprar um vinho orgânico.

palavras chave

Notícias relacionadas