A Avesso costuma estar associada a vinhos com maior teor de álcool e corpo do que as outras uvas brancas do norte de Portugal
Uma das variedades típicas da região dos Vinhos Verdes, Avesso costuma estar associada a vinhos com maior teor de álcool e corpo do que as outras brancas do norte de Portugal.
Esta uva é conhecida por produzir vinhos brancos frescos, aromáticos e com boa acidez. Os vinhos feitos com a uva Avesso costumam ter notas de frutas cítricas, flores brancas e uma mineralidade distinta.
LEIA TAMBÉM: Borgonha: vai ser difícil achar apenas um melhor vinho
- Ao contrário?
É provável que o nome derive de “contrário”, pois ela tende a gerar maior teor alcoólico do que outras castas brancas da região de Vinhos Verdes. Outro sinônimo comum é Bornal.
- Nova?
A primeira menção à casta Avesso é de 1896 e sua pouca variação genética sugere que ela não seja uma variedade muito antiga.
- Mais de 11,5%
Avesso tende a ser uma cepa vigorosa e tende a alcançar teores de álcool acima dos 11,5% permitidos pela denominação de Vinhos Verdes.
- Acidez
Apesar do corpo mais intenso, Avesso também apresenta excelente acidez e notas minerais.
- Varietal
É uma casta majoritariamente usada em blends, mas alguns produtores elaboram varietais interessantes, como Anselmo Mendes, Quinta da Covela e outros.