Hierarquia alemã

Descubra o mistério por trás do termo alemão Grosses Gewächs

Entenda porque o Grosses Gewächs é considerado o topo da hierarquia dos vinhos alemães

Os produtores que elaboram vinhos com a distinção Grosses Gewächs são um dos cerca de 200 membros da chamada Verband Deutscher Pradikatsweinguter
Os produtores que elaboram vinhos com a distinção Grosses Gewächs são um dos cerca de 200 membros da chamada Verband Deutscher Pradikatsweinguter

por Redação

Criada em 2002, a categoria Grosses Gewächs, ou GG, refere-se a vinhos produzidos em vinhedos ditos “Grosse Lage” ou Grand Cru. Mas, ao contrário dos franceses, o termo não existe em nenhuma legislação vitivinícola.

Os produtores que elaboram vinhos com tal distinção devem ser um dos cerca de 200 membros da chamada Verband Deutscher Pradikatsweinguter (Associação de vinícolas alemãs de qualidade), ou VDP.

LEIA TAMBÉM: Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube

Verband Deutscher Prädikatsweingüter (VDP) é uma organização alemã fundada em 1910 pelo prefeito de Trier, Albert von Bruchhausen. O objetivo da VDP é reunir produtores sob um “padrão de qualidade”. Hoje, ele reúne as principais vinícolas da Alemanha de todas as 13 regiões vinícolas do país.

Os membros – apenas convidados – devem aderir a regras rigorosas, incluindo baixos rendimentos, pesos iniciais mais elevados de mosto, colheita manual seletiva e inspeções a cada cinco anos. Os membros têm direito a usar o logotipo do VDP, uma águia estilizada com um cacho de uvas, no gargalo e rótulos de suas garrafas.

LEIA TAMBÉM: Como decifrar rótulos de vinhos franceses?

E eles classificam os vinhos em quatro categorias: 

  • Gutswein: Esses vinhos frequentemente são os primeiros de uma safra, sendo engarrafados e comercializados como indicadores das tendências do ano. Eles são produzidos exclusivamente a partir de uvas cultivadas nas próprias vinícolas, permitindo aos produtores liberdade para experimentar e inovar, em uma prática semelhante aos vinhos regionais da Borgonha. 
  • Ortsweine: Estes vinhos capturam a essência da regionalidade, com as uvas provenientes de uma aldeia específica, transmitindo a autenticidade e o caráter distintivo do local. São utilizadas apenas variedades de uvas regionais, e muitos desses vinhos são originários de vinhedos classificados como Grosse Lage ou Erste Lage, refletindo a tradição dos "Villages". 
  • Erste Lage: Representando os vinhos Premier Cru, são provenientes de vinhedos onde as condições ideais de cultivo são encontradas. Estes vinhos são elaborados com foco na sustentabilidade e na preservação da tradição. 
  • Grosse Lage: Esta designação é reservada para os vinhedos alemães de mais alta qualidade, que expressam de forma única as características do seu terroir e são conhecidos pelo seu potencial de envelhecimento prolongado. Os vinhos secos dentro desta categoria são reconhecidos como Grosse Gewächs, representando o ápice da excelência na produção de vinhos alemães. Um Grosses Lage só pode ser rotulado como GG se seguir alguns critérios como: ser de um produtor VDP, ter uvas fisiologicamente maduras, açúcar residual não superior a 9g/l, não exceder 50 hectolitros por hectare, uvas devem ser colhidas manualmente, o vinho é chancelado por membros do VDP.

palavras chave

Notícias relacionadas