Vinho - 31.Ago - Reino Unido

Diferença entre vinho inglês e vinho britânico confunde consumidores

por Redação

As vendas de vinho britânico subiram no último ano, causando uma dor de cabeça para os produtores de vinho inglês e galês.

Divulgação
Vinícola no Reino Unido
Um estudo publicado pela Nielson mostra que o valor das vendas de vinhos britânicos - diferente dos vinhos ingleses e galeses - aumentaram 45% em valor em relação ao ano passado, e 30% em volume.

Esse dado fez com que os produtores ingleses e galeses começassem a se preocupar quanto a diferenciação que os consumidores fazem dos dois estilos de vinho e a possível confusão que pode haver.

Há uma clara distinção técnica entre o vinho britânico, cuja elaboração é feita com um concentrado de uvas importadas (e fermentado e engarrafado no Reino Unido) e o vinho inglês e galês, que é produzido por meio de uvas cultivadas nos países.

O vinho britânico é normalmente médio ou doce, suave ou fortificado, e seu preço está entre 3,50 e 6 libras a garrafa - mais barato que o vinho inglês.

Um exemplo típico é o Silver Bay Point, o vinho que mais vendeu dentre os britânicos, que tem baixo teor alcoólico, poucas calorias, e é vendido na maioria dos supermercados do Reino Unido. Um dos motivos do sucesso desse vinho, de acordo com Jeremy Beadkes, da Wine and SpiritsTrade Association, é o preço.

"Obviamente, em época de recessão, em que as pessoas procuram fazer economias, os consumidores estão atrás de opções mais baratas, e o vinho britânico é uma delas", disse Beadles.

Julia Trustram Eve, da associação industrial English Wine Producers, disse: "O vinho inglês é de qualidade superior ao britânico, já que é feito de uvas frescas, esmagadas e fermentadas. Indubitavelmente a questão da rotulagem leva a uma confusão entre os consumidores, que podem escolher o britânico, pensando que é um vinho inglês ou galês".

"O vinho inglês tem uma grande reputação pela qualidade, e o britânico oferece algo diferente, sendo vendido por um preço mais baixo".

MAIS REINO UNIDO: Em três anos, Escócia terá seu primeiro vinho caseiro

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinho irá conter alcoolismo na Rússia, diz presidente russo

+ Primeiro clube de vinho kosher do mundo é criado na Argentina

+ Brasil entra na lista dos dez principais países consumidores de vinho do Porto

+ Argentina adota código a laser para verificar autenticidade do vinho

+ Colheitas atrasam nos EUA e são antecipadas na Europa

palavras chave

Notícias relacionadas