• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Turismo e vinho

    Enoturismo segue em expansão global

    Estudo revela que 65% das vinícolas no mundo têm lucro com o enoturismo, responsável por até 30% da receita total

    Imagem Enoturismo segue em expansão global

    por Redação

    O enoturismo continua a ser uma das principais fontes de receita do setor vitivinícola global, com 65% das vinícolas relatando lucro com atividades voltadas a visitantes e mais da metade planejando novos investimentos na área.

    Os dados são do Global Wine Tourism Report 2025, elaborado pela Universidade de Geisenheim, na Alemanha, em parceria com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a rede Great Wine Capitals e o portal WineTourism.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    A pesquisa ouviu 1.310 vinícolas em 47 países e revelou que 88% delas já oferecem algum tipo de experiência turística, sendo as mais comuns as degustações (79%), visitas às caves (68%) e passeios pelos vinhedos (61%). Em média, cada vinícola recebe 1.500 visitantes por ano, com 65% desse público formado por turistas domésticos. O estudo também indica que 43% das vinícolas europeias registraram crescimento no número de visitantes, contra 28% em outros continentes.

    O público predominante é composto por pessoas entre 45 e 65 anos (82%), seguido por visitantes de 25 a 44 anos (59%), enquanto apenas 2% das vinícolas recebem turistas com menos de 25 anos — um sinal de dificuldade em atrair o público jovem.

    LEIA TAMBÉM: A história dos vinhos vulcânicos das Ilhas Canárias

    O relatório mostra ainda que o enoturismo representa, em média, 25% da receita total das vinícolas, proporção que sobe para 32% fora da Europa. Entre os desafios citados estão a pressão econômica (51%), a redução no consumo de vinho (51%) e as mudanças nas preferências dos consumidores (40%).

    A sustentabilidade também ganha destaque: 67% das vinícolas consideram o tema essencial para o futuro do setor, e 61% acreditam que sua importância crescerá nos próximos cinco anos. No geral, 68% dos produtores acreditam que o enoturismo continuará em expansão e seguirá sendo uma ferramenta estratégica para impulsionar economias locais e fortalecer comunidades rurais.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    dióxido de enxofre

    Estudo revela papel do dióxido de enxofre na composição das uvas

    Chateau La Lagune

    Château La Lagune: a evolução de um Troisième Cru de Bordeaux

    Imagem Antonio Banderas viraliza ao provar vinho histórico de 1728 em Jerez

    Antonio Banderas viraliza ao provar vinho histórico de 1728 em Jerez

    Imagem Abstinência de álcool cai entre Gen Z e reduz distância do consumo adulto

    Abstinência de álcool cai entre Gen Z e reduz distância do consumo adulto

    Imagem Treasury Wine Estates reduz em US$450 milhões o valor de seus ativos nos EUA

    Treasury Wine Estates reduz em US$450 milhões o valor de seus ativos nos EUA

    Cooper’s Hawk lança coleção Curated Icons com um Cabernet Sauvignon exclusivo criado pela Cakebread Cellars

    Cooper’s Hawk lança Curated Icons com Cakebread

    Barolo

    Barolo: a revolução do “vinho dos reis” no século XIX

    bebidas amargas

    O que são amaros? A história das bebidas amargas que dominaram a coquetelaria

    Brunello di Montalcino

    Brunello di Montalcino: Por que este "monumento italiano" é um fenômeno global?

    chardonnay

    Por que alguns vinhos têm aroma e sabor de manteiga?

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    VÍDEO! A história do Vinho do Porto
    1

    VÍDEO! A história do Vinho do Porto

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince
    2

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano
    3

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano

    Novo dispositivo mostra que Pinot Noir é a casta mais benéfica à saúde
    4

    Novo dispositivo mostra que Pinot Noir é a casta mais benéfica à saúde

    O vinho piemontese que é chamado do Barolo branco
    5

    O vinho piemontese que é chamado do Barolo branco

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group