Espumante gaúcho revela um novo caminho para a Chardonnay no Brasil


 As melhores safras de Chardonnay foram usadas para a criação de um espumante fora do padrão no Brasil

O enólogo da Casa Valduga, Lucas Simões,  orgulha-se ao dizer que foram décadas de estudo e dedicação, em busca de uma interpretação precisa do  que cada parcela de vinhedos pode nos dar.

Feito isso, as melhores safras de Chardonnay foram usadas para a criação de um espumante fora do padrão. O Casa Valduga Chardonnay Era SO2 Free é livre do Dióxido de Enxofre, principal conservante utilizado na elaboração dos vinhos. É ele que maximiza o poder da fruta, valorizando o que é oferecido pela natureza.

O resultado, como a degustação de Adega atestou, assim como os 92 pontos no Guia Descorchados, é exuberante. Principalmente considerando qualidade e preço. Afinal, estamos falando de um vinho na faixa dos R$ 120. O espumante tem produção limitada de apenas 3 mil garrafas.

 

LEIA MAIS:

» Provamos a nova safra da Casa Valduga

» Revista Decanter coloca o Casa Valduga Sur Lie entre os 10 vinhos ícones da América do Sul

 

Veja aqui a resenha de Christian Burgos, degustador de Adega:

Casa Valduga Era SO2 Free Chardonnay 2019 - (AD - 90 pts)

Casa Valduga, Serra do Sudeste, Brasil

Esse Chardonnay é uma edição limitada de apenas 3.000 garrafas e foi elaborado sem adição de SO2. O que existe é apenas o gerado naturalmente pelas leveduras no processo de fermentação. Esse método deixou a fruta se expressar de maneira clara e fina. No nariz, sentimos pera fresca e um toque de melão que se confirma em boca junto com o abacaxi e deliciosa untuosidade, que confere complexidade. Corpo médio e belíssimo equilíbrio. Toda vez que menos intervenção resulta num vinho de grande qualidade merece aplausos. Esse vinho oferece um novo caminho para o Chardonnay no Brasil. Um caminho onde menos é mais. Ao servir você pode identificar espuma na taça que é resultado do processo redutivo de elaboração. Não se preocupe está tudo certo.

» Para conhecer o Casa Valduga Chardonnay Era SO2 Free, clique aqui.

 

 

Da redação

Publicado em 18 de Março de 2020 às 17:47


Notícias