Volume de exportação caiu 1,7% somando 70,5 milhões de caixas
por Redação
As exportações de vinho francês caíram em termos de volume e estagnaram em valor no primeiro semestre de 2013, segundo mostram os dados oficiais. Segundo analistas, uma das razões foram as safras pequenas em várias regiões da França em 2012.
O volume de exportação caiu 1,7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. França exportou 70,5 milhões caixas de vinho. "Não podemos vender o que não temos em nossas adegas", disse Louis Fabrice Latour, presidente da Wine & Spirits Export Federation (FEVS), que publicou os números. "Só podemos esperar que a pequena safra 2012 não nos prejudique aos olhos dos nossos clientes, especialmente em um ambiente global que permanece em recessão”, apontou.
No entanto, a safra 2013 poderá agravar os problemas dos produtores, se estiverem corretas as previsões de que a França vai ver sua menor colheita de uva em 40 anos.
Ainda assim, em termos de valor, as exportações de vinho francês subiram 0,3%, chegando a 3,5 bilhões de euros. Os números destacam Alsácia, Languedoc-Roussillon e Côtes du Rhône como os melhores desempenhos.