Exportações de vinho francês caem depois de safra pequena em 2012

Volume de exportação caiu 1,7% somando 70,5 milhões de caixas


vinhos franceses

Apesar de ter caído em volume, houve crescimento em valor das exportações de 2012

As exportações de vinho francês caíram em termos de volume e estagnaram em valor no primeiro semestre de 2013, segundo mostram os dados oficiais. Segundo analistas, uma das razões foram as safras pequenas em várias regiões da França em 2012.

O volume de exportação caiu 1,7% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. França exportou 70,5 milhões caixas de vinho. "Não podemos vender o que não temos em nossas adegas", disse Louis Fabrice Latour, presidente da Wine & Spirits Export Federation (FEVS), que publicou os números. "Só podemos esperar que a pequena safra 2012 não nos prejudique aos olhos dos nossos clientes, especialmente em um ambiente global que permanece em recessão”, apontou.

No entanto, a safra 2013 poderá agravar os problemas dos produtores, se estiverem corretas as previsões de que a França vai ver sua menor colheita de uva em 40 anos.

Ainda assim, em termos de valor, as exportações de vinho francês subiram 0,3%, chegando a 3,5 bilhões de euros. Os números destacam Alsácia, Languedoc-Roussillon e Côtes du Rhône como os melhores desempenhos.

Da redação

Publicado em 4 de Outubro de 2013 às 17:08


Notícias exportação França 2012 queda volume