Terroir Brasil

Festa da Vindima em Pinto Bandeira chega a sua terceira edição

A Associação de Produtores de Vinho de Pinto Bandeira vai realizar a Celebração de Vindima

por Silvia Mascella Rosa

Festa da Vindima em Pinto Bandeira chega a sua terceira edição

A programação oferecerá música ao vivo, finger food, sobremesas, suco de uva e espumantes. Crédito Marlove Perin

No próximo dia 12 de março (sábado), entre 12h e 17h, as vinícolas da Indicação Geográfica mais importante para os espumantes nacionais irão realizar a terceira Celebração da Vindima (que não pode acontecer no ano passado por conta da pandemia), nos vinhedos da propriedade cinematográfica da Vinícola Aurora, no município de Pinto Bandeira, ao lado de Bento Gonçalves.

» Vinho e Diabetes: novo estudo traz boas notícias

A programação, com tudo incluso, custa 250 Reais por pessoa e oferecerá música ao vivo, comidinhas ao estilo finger food (mas sem esquecer o capeletti ao sugo, que não pode faltar nas refeições da Serra Gaúcha), porchetta, sobremesas e suco de uva da Terraças para crianças e adolescentes.

Já os adultos poderão degustar os espumantes da Vinícola Aurora (anfitriã do espaço), Família Geisse, Don Giovanni e Valmarino, todas vinícolas associadas da Asprovinho.

A IP Pinto Bandeira foi reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em 2010, com área de 81,38 km quadrados entre os municípios de Pinto Bandeira, Farroupilha e Bento Gonçalves. Ela regulamenta a produção de espumantes, moscatéis, vinhos tintos e brancos. Os espumantes precisam ser elaborados exclusivamente pelo Método Tradicional (segunda fermentação na garrafa), com as variedades Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Viognier. A região está em fase final para a obtenção da DO (Denominação de Origem) para uma zona de 65 km quadrados contínua, conhecida como Altos de Pinto Bandeira, e que será apenas para os espumantes de método tradicional.

Quando isso acontecer, essa será a segunda DO brasileira, juntando-se à DO do Vale dos Vinhedos.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas