Sustentabilidade

Gigante do vinho terá energia 100% renovável a partir de 2024

Treasury Wine Estate é a proprietária de vinícolas ícones como a australiana Penfolds

Painéis solares da Treasury Wine Estate na Califórnia
Painéis solares da Treasury Wine Estate na Califórnia

por André de Fraia

A gigante Treasury Wine Estate, uma das maiores empresas de vinhos premium do mundo, listada na Bolsa de Valores da Austrália, .anunciou que a partir de 2024 trabalhará apenas com energia renovável.

A empresa possui 12.700 hectares de vinhedos em países como a Austrália, Estados Unidos, Itália e Nova Zelândia e está instalando painéis solares em suas propriedades que serão utilizados na geração de energia limpa.

A mudança marca a entrada da empresa no projeto RE100 que visa promover o uso de energia 100% renovável.

RE100 é uma iniciativa corporativa global de energia renovável que reúne centenas de grandes empresas comprometidas com a eletricidade 100% renovável. Com mais de 360 membros ao redor do globo, a iniciativa é liderada pelo Climate Group e em parceria com o CDP, com a missão de acelerar a mudança para redes de carbono zero em escala. O ingresso da Treasury Wine Estate ocorreu no ano de 2021.

“A eletricidade atualmente é responsável por aproximadamente 75% de nossas emissões”, diz a diretora de serviços corporativos da Treasury Wine Estate, Kirsten Gray.

Segundo ela, a empresa entende que as mudanças climáticas estão ocorrendo de forma mais veloz que o esperado, por isso a empresa acelerou o projeto e completará a transição total em 18 meses.

Como o enófilo pode ajudar o meio ambiente?

Pierre Mansour, diretor de vinhos da Wine Society, fez ume xtenos artigo sobre o tema e traz dicas, sugerindo as 10 maneiras de comprar vinho de forma mais sustentável e ajudar a influenciar mudanças positivas nas práticas de produção, embalagem e transporte:

  1. Pense na procedência, embalagem, transporte e ciclo de vida de cada vinho que você compra.
  2. Faça pesquisa e compre de produtores comprometidos em minimizar seu impacto ambiental. Muitos estão cadastrados em esquemas de sustentabilidade e usam logotipos em seus rótulos.
  3. Favoreça comerciantes de vinhos e supermercados que trabalhem com produtores sustentáveis.
  4. Para beber imediatamente, compre vinhos em embalagens alternativas, como latas de alumínio e garrafas PET que são menos intensivas em carbono do que vidros na hora da reciclagem.
  5. Se você está comprando vinhos para guardar por mais de um ano antes de beber, evite os produtores que usam garrafas de vidro pesadas.
  6. Procure esquemas de reciclagem de garrafas e incentive os varejistas que você usa para apresentá-los.
  7. Procure restaurantes e bares que sirvam vinho em embalagens alternativas como taças com vinhos provenientes de Bag-in-Box.
  8. Tenha em mente que os vinhos enviados a granel e engarrafados localmente são menos intensivos em carbono.
  9. Beba localmente. Se um vinho veio do outro lado do mundo em uma garrafa de vidro, provavelmente terá uma pegada de carbono desproporcionalmente pesada.
  10. Use sua influência como consumidor. Pergunte aos seus comerciantes de vinho e supermercados quais medidas eles tomam para garantir que seus vinhos sejam produzidos de forma sustentável, embalados e transportados.

palavras chave

Notícias relacionadas