Grande prova avalia 18 rótulos Gran Reserva de Rioja

por Redação

Os Gran Reserva de Rioja têm grande complexidade aromática e gustativa, devido aos longos estágios em barrica e em garrafa

Os Gran Reserva de Rioja, na Espanha, são vinhos de grandes safras que foram envelhecidos durante um período total de sessenta meses, com um mínimo de dois anos em barris de carvalho e dois anos em garrafa. Nos vinhos brancos, o período de envelhecimento é de quatro anos, dos quais seis meses pelo menos em barrica.

Sem dúvida, ele são os vinhos riojanos que mais chamam a atenção dos enófilos. Alguns deles são cultuados mundo afora.

LEIA MAIS:

» Marqués de Riscal: a estrela de Rioja

» Como ler rótulos da Espanha?

Os Gran Reserva de Rioja costumam ter taninos firmes e de fina textura, em que a acidez vibrante dita as regras, com a fruta, em geral, aparecendo adornada por notas de especiarias, de couro, de tabaco e de evolução (oxidativa pelo duradouro estágio em madeira). Independentemente do estilo que cada vinícola busca – mais ou menos frutado, madeira mais ou menos evidente, mais ou menos corpo, o ponto em comum desses tintos é a grande complexidade aromática e gustativa, devido aos longos estágios em barrica e em garrafa, com a vantagem de serem lançados ao mercado já com alguns anos de evolução, ou seja, com conjunto mais integrado e relativamente pronto para beber, bene ciando os menos pacientes.

Em termos gerais, os Gran Reserva de Rioja são vinhos com grande capacidade de evoluir em garrafa e que oferecem consistência, um padrão mínimo elevado e muito boa relação entre preço e qualidade.

Os Gran Reserva da Rioja nada ficam a dever a outros vinhos ícones europeus e, por isso, merecem destaque em nossas taças. Esperamos que vocês desfrutem de nossa criteriosa seleção.

Vinhos avaliados 

ONTAÑON GRAN RESERVA 2001 - (AD 92 pontos)

palavras chave

Notícias relacionadas