Turismo

Inspirada no Guggenhein Bilbao, a vinícola na Espanha é um espetáculo

A bodega Herderos de Marqués de Riscal, em Rioja, foi projetada pelo mesmo arquiteto de um dos mais incríveis museus do mundo

por Redação

A futurista bodega Herderos de Marqués de Riscal

Cores, formas, dimensões e texturas se misturam numa explosão visual hipnotizante. A ousadia é tamanha que a comunidade que abriga a vinícola, conhecida como Ciudad del Vino, ganhou status de ponto turístico. O complexo marcou e mudou a maneira de se entender o mundo do vinho.

Mas vamos começar do início.

A vinícola Marqués de Riscal é uma das mais antigas de Rioja. Seu fundador, Dom Camilo de Hurtado de Amézaga, Marquês de Riscal e Alegre – um diplomata e livre pensador – recebeu, em 1858, o encargo de procurar um enólogo francês que pudesse ensinar aos riojanos a elaboração de vinhos segundo os métodos de Médoc.

Como fundou sua bodega nesse período, o marquês, assim como os demais vinicultores de Rioja, passou por dificuldades devido ao alto preço que os vinhos produzidos alcançavam. Mas diferentemente de todos os outros, Dom Camilo não desistiu do projeto e edificou uma nova vinícola, fiel aos modelos de Médoc, Graves e Saint-Émilion. Dessa maneira, a Herderos de Marqués de Riscal iniciou suas atividades sendo uma das primeiras de Rioja a elaborar vinhos segundo os métodos bordaleses e, já em 1972, mostrou sua força ao impulsionar a criação da DO – Denominação de Origem –  Rueda.

Ao largo dos mais de 160 anos em que está em atividade, a Marqués de Riscal nunca parou de investir em seu crescimento e em atrativos para a região. A vinícola, que, em 1860, era composta apenas do prédio original, hoje conhecida como a “bodega antiga”, foi ampliada quatro vezes, com as vinícolas El Palomar, La Vacada, Foso e San Vicente.

A vinícola foi fundada em 1858

Hoje, ela conta com 1300 hectares de plantação 100% orgânica.

Uma parte importante da vinícola é chamada de “A Catedral”. Um espaço da vinícola original usado para armazenar os tesouros que a Marqués de Riscal guardou ao longo de seus mais de 160 anos.

As garrafas de todas as safras da história da bodega, desde 1862, incluindo rótulos pré-filoxera, como a lendária safra de 1895, são guardadas como verdadeiras joias. O ambiente está protegido de variações de temperatura, tem uma umidade natural e é capaz de gerar uma “ilha biológica” em que os insetos que se abrigam ali protegem os vinhos de outras espécies daninhas. O museu toma muito cuidado para não perturbar o equilíbrio natural existente. 

Ciudad del Vino

Ciudad del Vino é o nome do complexo em que está a vinícola Herderos de Marqués de Riscal e o hotel Marqués de Riscal.

O projeto, inaugurado em 2006, começou a ser pensado durante a passagem do milênio. Na escolha do arquiteto que iria guiar tudo isso, ninguém menos que Frank O. Gehry, pai do Walt Disney Concert Hall e do Museu Guggenheim Bilbao, que conseguiu transformar o complexo na obra mais vanguardista realizada por uma vinícola espanhola.

O novo projeto foi inaugurado em 2006

Tudo chama atenção.

A fachada, a entrada, o interior, os detalhes, a iluminação, o clima, o vinho...

Assim como em outros trabalhos de Gehry, o hotel Marqués de Riscal tem um dedo bastante futurista: o design arrojado, cheio de curvas e muito metal – neste caso é o titânio que recobre a estrutura. Aqui, as cores aparecem simbolizando o vinho. O rosa representa o vinho tinto, o dourado faz lembrar a tradicional rede que envolve as garrafas de vinhos Reserva e Gran Reserva e a prata faz menção à cápsula da garrafa.

Assim como a arquitetura, os números do complexo também impressionam.

Foram gastos cerca de 70 milhões de euros na construção da Ciudad del Vino que, ao todo, soma 100 mil metros quadrados.

A Ciudad del Vino ainda conta com um hotel

Durante seu primeiro ano de funcionamento, a Rioja Alavesa viu o número de visitantes subir 68%, segundo o Departamento de Turismo. 

Na inauguração do hotel, em outubro de 2006, estiveram presentes figuras espanholas tradicionalíssimas, como por exemplo, o rei Juan Carlos.

Astronave

Em meio ao verde da natureza pura, o hotel Marqués de Riscal parece ser um objeto vindo de outra dimensão, que acabou de pousar na Terra.

A oposição entre a modernidade do prédio e a cenário histórico de Rioja deixa os visitantes maravilhados.

No complexo que abriga o hotel, além dos 43 quartos, é possível desfrutar de um Spa de Vinoterapia que, como o nome já diz, faz tratamentos de beleza e relaxamento à base de uvas e vinhos; um restaurante exclusivo e um centro de convenções, conferências e banquetes, localizado na Bodega San Vicente.

O cenário histório de Rioja é contraposto com a modernidade da vinícola

O espaço, de 1200 metros quadrados oferece um auditório com capacidade para 100 congressistas, uma sala de reuniões e vários espaços multifuncionais, capazes de abrigar desde encontros informais até coquetéis e eventos sociais.

Por meio das áreas externas e dos vidros – muito utilizados em todo o projeto – é possível ter a visão dos vinhedos ou de vilarejos próximos, além de os visitantes serem agraciados pela vista da Igreja de San Andrés, que data do século 16 e é um dos principais atrativos do município de Elciego.

Assim, a Ciudad del Vino tem tudo para ser considerada um château espanhol do século 21.

» Heitz Cellar: “Robert Parker, você deve ter pego um resfriado”

» Romanée-Conti: por dentro da vinícola que faz o “maior” vinho do mundo

» Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas