Inusitado

Guinness World: marca assegura recorde de mais sabores em whisky

Johnson Reserva Ascension é um single mat e passou por 33 barris na maturação

Ascension é um whisky single malt cujo processo de maturação durou 12 anos - Divulgação | Johnson Reserve
Ascension é um whisky single malt cujo processo de maturação durou 12 anos - Divulgação | Johnson Reserve

por Redação

A pessoa mais alta, o maior hambúrguer ou o cabelo mais longo… são inúmeros os tipos de recordes mundiais registrados no Guinness World. O que muitos talvez não soubessem é que há também o de “maior variedade de sabores em um whisky” – agora, assegurado pela marca escocesa Johnson Reserve, com o rótulo Ascension.

De acordo com informações do site Decanter, o feito foi alcançado depois de o single malt passar por 33 barris durante o processo de maturação, incluindo os de vinho do Porto, madeira, marsala, mezcal (bebida destilada feita a partir do agave) e armagnac (destilado francês). Ao todo, esse procedimento levou 12 anos.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

“Testamos centenas de barris para garantir a seleção daqueles com o perfil necessário. Isso exigiu testes e refinamento para entender as nuances da sequência. Alguns barris precisam preceder outros para criar equilíbrio e permitir que cada camada surja sem dominar o perfil”, disse Cameron Jessiman, gerente de operações.

Dessa forma, a bebida ficou com uma harmoniosa combinação de características de vinho fortificado e de nuances defumadas, frutadas e terrosas, por exemplo. O gerenciamento ativo na maturação, aliás, é um dos pontos destacados pela produtora – em detrimento da idade, que tradicionalmente orienta a compra de whiskies.

LEIA TAMBÉM: Hibiki 40: Suntory lança o uísque mais valioso da marca

Ainda segundo o site Decanter, apenas 40 garrafas do Ascension serão lançadas. Uma votação ainda definirá se a venda será aberta. A expectativa da marca é que o rótulo se torne um item de colecionador. O preço não foi divulgado e está disponível somente sob consulta junto à Johnson Reserve.

palavras chave

Notícias relacionadas