Exemplar também é o mais antigo da linha, resultado de um blend de cinco whiskies; tiragem é de somente 400 garrafas
por Redação
Emblemática fabricante japonesa de uísque, a House of Suntory lançou o seu rótulo mais valioso da bebida: o Hibiki 40 anos, tido também como o mais antigo da linha. Trata-se de uma mistura de cinco whiskies, envelhecida em três tipos de barris de carvalho. A edição limitada tem só 400 garrafas e chega ao mercado por US$ 35 mil a unidade.
Na elaboração da bebida, foram usados whiskies das destilarias Yamazaki, Hakushu e Chita. A primeira contribuiu com três, e as demais com um cada, de acordo com informações disponíveis no site oficial. O processo de envelhecimento também demandou o cuidado de três gerações de chefes especializados em blends.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
“Com a passagem de 40 ciclos sazonais, os whiskies extraíram um caráter intenso dos barris de carvalho Mizunara, espanhol e americano. O toque habilidoso do chef Shinji Fukuyo transformou esses cinco whiskies em uma mistura requintadamente suave, na qual tudo está em perfeito equilíbrio”, diz a apresentação.
Segundo a fabricante, o trabalho resultou em um whisky de cor âmbar dourado, com um aroma de damasco seco e nêspera, com notas de casca de limão e cravo. Ou seja, cítrico e de especiarias. Na boca, a promessa é de uma bebida suave, frutada e doce. Há menção a yuzu (fruta cítrica oriental), mel de acácia e cacau torrado.
LEIA TAMBÉM: Beyoncé lança marca de uísque premium em parceria com gigante do luxo
A fim de refletir o conteúdo, a empresa japonesa também investiu no design da garrafa e da embalagem que a acompanha. O frasco é composto por 30 facetas e decorado com madrepérola e adornos dourados. A criação é de Kagami Crystal, apresentado como um “renomado fabricante” e “fornecedor da família imperial japonesa”.
Já a caixa é feita com 12 tipos de madeira japonesa, cada uma usada em um dos lados. Na decoração feita na base, há flores e folhas douradas em um fundo negro, feitas por meio de uma técnica tradicional de artesanato do Japão. Assim como o nome “Hibiki” (ressonância, em português), o objetivo é homenagear a harmonia entre a natureza e o povo japonês.
+lidas
Uvas Salgadas: Técnica de submersão no mar promete transformar a produção de vinhos
Vinho falsificado: mais de 10 mil litros são apreendidos no Paraná
Homem liga para 190 para resolver problema com vinho no restaurante
Vinhos argentinos são apreendidos em carga de caixões no Paraná
Hibiki 40: Suntory lança o uísque mais valioso da marca