Exemplar também é o mais antigo da linha, resultado de um blend de cinco whiskies; tiragem é de somente 400 garrafas
por Redação
Emblemática fabricante japonesa de uísque, a House of Suntory lançou o seu rótulo mais valioso da bebida: o Hibiki 40 anos, tido também como o mais antigo da linha. Trata-se de uma mistura de cinco whiskies, envelhecida em três tipos de barris de carvalho. A edição limitada tem só 400 garrafas e chega ao mercado por US$ 35 mil a unidade.
Na elaboração da bebida, foram usados whiskies das destilarias Yamazaki, Hakushu e Chita. A primeira contribuiu com três, e as demais com um cada, de acordo com informações disponíveis no site oficial. O processo de envelhecimento também demandou o cuidado de três gerações de chefes especializados em blends.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
“Com a passagem de 40 ciclos sazonais, os whiskies extraíram um caráter intenso dos barris de carvalho Mizunara, espanhol e americano. O toque habilidoso do chef Shinji Fukuyo transformou esses cinco whiskies em uma mistura requintadamente suave, na qual tudo está em perfeito equilíbrio”, diz a apresentação.
Segundo a fabricante, o trabalho resultou em um whisky de cor âmbar dourado, com um aroma de damasco seco e nêspera, com notas de casca de limão e cravo. Ou seja, cítrico e de especiarias. Na boca, a promessa é de uma bebida suave, frutada e doce. Há menção a yuzu (fruta cítrica oriental), mel de acácia e cacau torrado.
LEIA TAMBÉM: Beyoncé lança marca de uísque premium em parceria com gigante do luxo
A fim de refletir o conteúdo, a empresa japonesa também investiu no design da garrafa e da embalagem que a acompanha. O frasco é composto por 30 facetas e decorado com madrepérola e adornos dourados. A criação é de Kagami Crystal, apresentado como um “renomado fabricante” e “fornecedor da família imperial japonesa”.
Já a caixa é feita com 12 tipos de madeira japonesa, cada uma usada em um dos lados. Na decoração feita na base, há flores e folhas douradas em um fundo negro, feitas por meio de uma técnica tradicional de artesanato do Japão. Assim como o nome “Hibiki” (ressonância, em português), o objetivo é homenagear a harmonia entre a natureza e o povo japonês.