MundoVino

Beber vinho com moderação faz bem a saúde, diz estudo

Hábito pode adicionar mais de uma década à expectativa de vida se combinado com boa alimentação e exercícios

por Redação

Um estudo, publicado em 30 de abril na revista Circulation e liderado pela Chan Escola de Saúde Pública de Harvard, encontrou evidências de que manter cinco hábitos de vida – fazer uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, manter um peso saudável, não fumar e beber álcool com moderação – pode adicionar mais de uma década à sua expectativa de vida.

De acordo com o estudo, esta é a primeira análise abrangente de como a adoção desses fatores de estilo de vida de baixo risco pode afetar a expectativa de vida nos Estados Unidos. Foram examinados 34 anos de dados de 78.865 mulheres e 27 anos de dados de 44.354 homens. O objetivo era verificar o quanto esses cinco fatores de estilo de vida saudável poderiam aumentar a longevidade dos norte-americanos.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres, aos 50 anos de idade, que não praticavam nenhum dos cinco hábitos saudáveis, tinham uma expectativa de vida média de 29 anos, enquanto os homens, na mesma situação, tinham 25,5 anos. Mas para aqueles que adotaram todos os cinco fatores de baixo risco, a expectativa de vida aos 50 anos era de 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens.

Isso significa que as mulheres de hábitos saudáveis viveram em média 14 anos a mais do que as não tinham tais hábitos, a diferença nos homens foi de aproximadamente 12 anos. Mulheres e homens que mantiveram os cinco hábitos saudáveis tiveram 82% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares e 65% menos de morrer de câncer. 

No quesito álcool, aqueles que bebiam moderadamente – 5 a 15 gramas por dia para mulheres e 5 a 30 gramas por dia para homens – tinham expectativas de vida mais longas do que aqueles que bebiam demasiadamente e aqueles que se abstinham. “Ninguém deve começar a beber só porque protege o coração e diminui o risco de diabetes. No entanto, se você beber, deve ser moderado”, afirma Yanping Li, um dos pesquisadores. Infelizmente, menos de 2% das pessoas nos estudos seguiram todos os cinco hábitos.

+ Acompanhe as notícias de saúde

palavras chave

Notícias relacionadas