• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • MundoVino

    Beber vinho com moderação faz bem a saúde, diz estudo

    Hábito pode adicionar mais de uma década à expectativa de vida se combinado com boa alimentação e exercícios

    por Redação

    Um estudo, publicado em 30 de abril na revista Circulation e liderado pela Chan Escola de Saúde Pública de Harvard, encontrou evidências de que manter cinco hábitos de vida – fazer uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, manter um peso saudável, não fumar e beber álcool com moderação – pode adicionar mais de uma década à sua expectativa de vida.

    De acordo com o estudo, esta é a primeira análise abrangente de como a adoção desses fatores de estilo de vida de baixo risco pode afetar a expectativa de vida nos Estados Unidos. Foram examinados 34 anos de dados de 78.865 mulheres e 27 anos de dados de 44.354 homens. O objetivo era verificar o quanto esses cinco fatores de estilo de vida saudável poderiam aumentar a longevidade dos norte-americanos.

    Os pesquisadores descobriram que as mulheres, aos 50 anos de idade, que não praticavam nenhum dos cinco hábitos saudáveis, tinham uma expectativa de vida média de 29 anos, enquanto os homens, na mesma situação, tinham 25,5 anos. Mas para aqueles que adotaram todos os cinco fatores de baixo risco, a expectativa de vida aos 50 anos era de 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens.

    Isso significa que as mulheres de hábitos saudáveis viveram em média 14 anos a mais do que as não tinham tais hábitos, a diferença nos homens foi de aproximadamente 12 anos. Mulheres e homens que mantiveram os cinco hábitos saudáveis tiveram 82% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares e 65% menos de morrer de câncer. 

    No quesito álcool, aqueles que bebiam moderadamente – 5 a 15 gramas por dia para mulheres e 5 a 30 gramas por dia para homens – tinham expectativas de vida mais longas do que aqueles que bebiam demasiadamente e aqueles que se abstinham. “Ninguém deve começar a beber só porque protege o coração e diminui o risco de diabetes. No entanto, se você beber, deve ser moderado”, afirma Yanping Li, um dos pesquisadores. Infelizmente, menos de 2% das pessoas nos estudos seguiram todos os cinco hábitos.

    + Acompanhe as notícias de saúde

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Saúde e vinhoBenefícios do vinhoBeber Vinho é SaudávelBeber Vinho faz bemVinho faz bem para saúde

    Notícias relacionadas

    Gustavo Lopes, Gustavo Feliciano e Heitor Kadri

    Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas abre agenda com jantar em São Paulo

    GARRAFA DE VINHO

    Preços do Chianti Classico caem 30% na Itália

    vinhedo

    Rioja cria categoria para vinhos com menos álcool em 2026

    GARRAFA DE VINHO

    Treasury Wine prevê impacto de US$ 394 milhões nos EUA

    Colheita de uvas no vinhedo

    Vindima 2026 começa mais cedo no Vêneto

    Argentina

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Colheita de uvas à beira do vale

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Colheita de uvas ao pôr do sol

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Vinhedo Dourado à Beira do Lago

    Vinícola histórica de Nova York receberá US$ 47 milhões

    Vinhedo ao Entardecer Sob Fumaça e Fogo

    Mudança climática pode redesenhar mapa do vinho na Califórnia

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos
    1

    Argentina propõe mudanças amplas na Lei Geral de Vinhos

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026
    2

    Galícia pode ter vindima recorde em 2026

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas
    3

    Confira a programação do I Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas

    Biondi\u002DSanti: a família que ajudou a criar o Brunello
    4

    Biondi-Santi: a família que ajudou a criar o Brunello

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília
    5

    Itália antecipa vindima de 2026 em Franciacorta e Sicília

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group