Drops

Liber Pater 2015: o vinho mais caro do mundo

Rótulo francês custa 30 mil euros

por Redação

Rótulo é um dos principais representantes de Bordeaux

Romanée-Conti perdeu o título de vinho mais caro lançado no mundo. Segundo Loïc Pasquet, as garrafas de seu vinho Liber Pater da safra 2015 que chegaram ao mercado em setembro deste ano custarão 30 mil euros cada – cerca de 10 mil a mais do que os lançamentos mais elevados do mítico vinho borgonhês nos últimos anos.

Leia mais:

A história do Liber Pater

Os 50 vinhos mais caros do mundo

Royal Tokaji lança o vinho mais caro do mundo

Pasquet afirma que apenas 550 garrafas da safra 2015 foram produzidas e apenas 240 serão vendidas neste ano. A propriedade, que fica na comuna de Landiras, serve de base para que o produtor cultive variedades raras de uvas, historicamente esquecidas, para fazer vinho em um estilo pré-filoxera.

A safra 2015 do Liber Pater é feita inteiramente a partir de vinhas não enxertadas e compreende uma mistura de variedades desconhecidas como Petite Vidure, Tarnay, Castets e St-Macaire, ao lado das mais conhecidas Petit Verdot e Malbec. O vinho base foi vinificado em ânforas de barro de 250 e 400 litros, com um período de maceração de dois meses seguido por três anos de envelhecimento.

“Aficionados e colecionadores de vinho querem apreciar o vinho original de Bordeaux. É uma experiência única. Estou fazendo o que precisa ser feito para proteger nossa herança. Acredito firmemente que os vinhos Liber Pater serão sempre exclusivos. O uso de videiras não enxertadas é exclusivo, 20.000 videiras por hectare são exclusivas, as castas indígenas são exclusivas e as ânforas são exclusivas”, apontou o produtor.

Este é apenas o sexto lançamento de Liber Pater no mercado desde que Pasquet assumiu, juntamente com 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011. A safra 2011, por exemplo, já foi vendida por cerca de 4.500 euros a garrafa. Não haverá 2016 ou 2017 devido à geada e replantio, mas a safra de 2018 – que Pasquet está classificando como fenomenal – será oferecida em 2021. Por que preço?

Veja também:

Os mais caros e desejados vinhos do mundo!

Romanée: a garrafa de vinho mais cara da história

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas