Negócio ocorreu na Austrália, terra da mítica vinícola, e envolveu uma garrafa de cada safra do vinho ícone
por André De Fraia
A coleção com 71 safras do icônico Penfolds Grange
Vamos as contas, 71 garrafas por 400 mil dólares australianos, pouco mais de 280 mil dólares americanos – ou mais de 1,5 milhão de Reais – é um bom negócio, certo?
Pois a venda realizada na Austrália ficou conhecida como a barganha do século. Afinal, estamos falando de uma coleção completa das 71 safras do icônico Penfolds Grange.
Para efeito de comparação, uma garrafa, a da safra 1951 primeira da linhagem Grange, foi vendida recentemente por pouco mais de 140 mil dólares australianos. Ou 35% do valor total da compra da coleção completa.
Mas a explicação é que a raridade da safra 1951 é o que mais custa na coleção. “Acredita-se que existam apenas algumas dezenas de garrafas Penfolds Grange de 1951 em circulação, e esta safra é particularmente cobiçada entre os colecionadores para completar um conjunto”, diz o diretor da loja, Alex Freudmann.
Apesar de especialistas dizerem que o valor do negócio foi baixo os números mostram o contrário. Além de estabelecer um novo recorde de faturamento único para uma loja australiana, o negócio foi 25% mais caro que a última grande venda da loja. Em 2018 o mesmo vendedor australiano vendeu sua coleção completa de Penfolds Grange por 320 mil dólares australianos.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui