Revista ADEGA
Busca

Mercado de trabalho

As melhores profissões do mundo do vinho

Lista com 10 mais badaladas áreas de atuação em torno da bebida


A realidade de quem trabalha com vinho é uma mistura da paixão pela bebida com uma carreira de emoções. O mundo do vinho oferece uma série de oportunidades para as pessoas de natureza entusiasta e enérgica. Veja a seguir uma lista com os 10 empregos no mundo do vinho mais famosos. 

O sommelier precisa ter muito conhecimento técnico sobre o vinho

Sommelier: O sommelier é aquele treinado para ter um alto conhecimento do vinho, é especialista na seleção e no armazenamento da bebida. É um profissional que pode ser qualificado para trabalhar em restaurantes de alto padrão, auxiliando o estabelecimento nas compras, no armazenamento, na organização da adega e em ajudar os clientes a escolher um bom vinho.

Consultor de companhias aéreas: O papel deste consultor, especificamente, é usar todo o seu conhecimento para selecionar os melhores vinhos a serem incluídos na carta de opções de uma determinada companhia aérea.  

Dono de uma marca de vinho: Este é o auge de uma carreira no comércio de vinho. Como uma das posições mais lucrativas, os proprietários de marcas de vinho são aqueles que direcionam suas empresas para o caminho certo, o lucro. 

Host de salas de degustação: Esta é a posição responsável por realizar as degustações, comunicar os visitantes e ajudá-los em suas compras. O host de salas de degustação orienta os visitantes quanto à melhor forma de servir e beber os vinhos. Além disso, ele explica os detalhes mais delicados da produção da bebida e, algumas vezes, atua como guia turístico da vinícola. É uma posição conhecida por não ser bem remunerada, mas por outro lado, é uma função característica por demandar grande hospitalidade e um comportamento bem apessoado por parte de seus praticantes. 

Trabalhador vinícola tem papel importante

Trabalhador vinícola: O trabalhador vinícola é aquele que tem o papel fundamental para uma boa produção de vinho, o herói desconhecido do mundo da enologia, mas que merece total respeito. É responsável por colher as uvas, auxiliar na produção, engarrafamento dos vinhos e pela manutenção das vinhas ao longo do ano. Um trabalho estritamente braçal.  

Proprietário de loja de vinho: Ser proprietário de uma loja independente de vinho é um trabalho imprevisível, devido à instabilidade do mercado. Como é comum a presença de vinhos de baixo custo em grandes redes de supermercados, conquistar o interesse e a lealdade dos consumidores de vinho tem sido das tarefas mais difíceis. 

Escritor de vinhos, blogueiro, jornalista: A maioria dos escritores de vinho é inevitavelmente direcionada para o nicho de publicações sobre a bebida. Muitas vezes são jornalistas ou repórteres que podem publicar seus textos tanto em blogs como em grandes veículos.  

Gerente de cave: Um mestre de cave, ou gerente, trabalha em estreita colaboração com o enólogo para garantir que a produção dos vinhos corra da melhor forma possível. Suas principais responsabilidades são supervisionar a produção de um vinho desde a chegada das uvas na adega até seu processo de engarrafamento, transporte e armazenagem. Gerentes de adega chegam a trabalhar 15 horas por dia, um grande passo se a intenção do trabalhador é de se tornar um enólogo.

Para ter um vinhedo, não é necessário conhecimento do negócio

Proprietários de vinhedo: Para ser um proprietário de um vinhedo não necessariamente se precisa ter conhecimento técnico do processo de vinificação, tarefa que pode ser deixada para o enólogo.  

Enólogo: O enólogo é aquele que tem de estar a par de tudo o que diz respeito sobre o vinho. É responsável por supervisionar a criação de um vinho desde a colheita da uva até o engarrafamento do produto já pronto. O enólogo sempre utiliza seus conhecimentos práticos e científicos para criar o melhor vinho possível. 

OUTRAS PROFISSÕES NO MUNDO DO VINHO

  • Ampelógrafo: botânico que classifica videiras.
  • Viveirista: produtor de mudas e porta-enxertos vendidas a viticultores. 
  • Viticultor: administrador de propriedade agrícola produtora de uva.
  • Engenheiro agrônomo: consultor técnico e científico de produtores agrícolas e viticultores. 
  • Tanoeiro: marceneiro responsável por tonéis de madeira utilizados na vinificação. 
  • Colhedor: agricultor muitas vezes contratado de modo temporário para colheita. 
  • Operador de colheitadeira: trabalhador rural responsável por máquinas utilizadas na colheita. 
  • Vinhateiro: mesmo que vinicultor, é o dono da vinícola.
  • Degustador: prova e julga vinhos.

Redação
Publicado em 19/07/2017, às 11h00 - Atualizado às 15h25


Mais Notícias