PUBLIEDITORIAL

Montevidéu, Canelones e San José

As regiões mais tradicionais e que concentram os maiores cultivos do Uruguai

por Redação

Região próxima à capital uruguaia é o berço da viticultura no país

A região dita metropolitana do Uruguai, ao redor da capital Montevidéu, concentra o maior número de vinhas e produção de vinho do país, concentrando mais de 70% das vinícolas. Aqui compreendemos os departamentos de Canelones - coração da viticultura uruguaia -, Montevidéu - onde estão os vinhedos mais antigos do país - e San José - quarto departamento em produção.

A região é fortemente influenciada pelo Río de la Plata, uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. Os solos de Montevidéu e Canelones são gerados a partir de sedimentos e apresentam alta fertilidade. As variedades de uvas plantadas na região são, maioritariamente, Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, um pouco de Syrah e Pinot Noir entre as tintas; Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier entre as brancas.

Canelones:

É a maior região vitivinícola do país, sendo responsável por 60% da produção. O departamento apresenta uma paisagem plana suavemente ondulada que inclui terrenos dedicados à agricultura intensiva (horticultura, fruticultura e viticultura) e pecuária. Apresenta uma grande variedade de solos, geralmente ricos e densos, entre os quais alguns que contêm granito rosa com mais de 600 milhões de anos. Possui temperaturas amenas, tanto no verão como no inverno.

Montevidéu:

Ao redor da capital do Uruguai estão alguns dos vinhedos mais antigos do país. A razão da existência desta região é a proximidade da capital, principal mercado de consumo, e do porto, lugar de chegada dos imigrantes que deram origem à produção vitivinícola no país. Mas a expansão da cidade acabou por empurrá-los para Canelones.

São José:

É a quarta região do país em produção, com aproximadamente 300 hectares de vinha. Possui características climáticas e de solo muito semelhantes às de Canelones. É uma região conhecida pelo seu clássico Tannat.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas