Harmonizações

Na brasa: os vinhos certos quando a comida tem sinais de fumaça

Boi, porco, frango, peixe e legumes: na grelha, eles ganham características especiais e pedem vinhos adequados para elas


Vinho combina sim com churrasco, independente do estilo deles

Boi

  • De uma maneira geral, o clássico Malbec argentino tem taninos para segurar a gordura de tantos cortes e estrutura para envolver e harmonizar com os toques esfumaçados.
  • A Tannat, especialmente com uma vinificação mais moderna, com mais fruta e menos madeira, também vai muito bem, obrigado.
  • Cabernet Sauvignon, seja qual for o estilo, é igualmente um tiro certo.

Porco

  • Quando as peças suínas vão para a brasa, ganham uma característica toda especial. Por isso, vinhos “especiais”, com um pensamento fora da curva. Ponha na mesa Riesling ou Gewürztraminer. Seja uma, seja o outro nos levam para uma viagem das mais interessantes, ao abrir tanta fruta adocicada e untuosidade, conduzidos pela fumaça. 
  • Para tintos, dica é buscar vinhos de corpo médio e com boa acidez. Um Tempranillo Jovén, um Carménère ou um Monastrell são vinhos que vão bem com um porquinho na grelha.

Alaja Cosecha Tinto 2018 - AD 89 pontos

Frango

  • Aqui não tem mistério, mesmo quando coxas, sobrecoxas e asinhas estão tostadas e impregnadas de fumaça: Cabernet Franc é uma grande pedida, especialmente os vinhos do novo mundo. Eles têm frutas e boa acidez, que limpam o palato, mas, ao mesmo tempo, provocam o sabor da carne branca.
  • Outra opção que cai muito bem um vinho branco mais encorpado. Um Chardonnay com passagem por madeira por exemplo ou um Viognier terãoo corpo para acompanhar a carne de frango.

Famille Bougrier Confidences Cabernet Franc 2019 - AD 92 pontos

Peixe

  • Na brasa, os pescados ficam com a pele bem tostada e a carne bem molhada, suculenta. Para isso, vale dizer, usar sempre postas de altura média (uns dois, três centímetros). Desse modo, seja qual for o peixe, vinhos com Sauvignon Blanc vão maravilhosamente bem. Ele traz aromas de frutas cítricas, ervas e ótima acidez que equilibram o tostado e a suculência – sem perder a ternura, jamais.
  • Rosés, numa gama beeeem variada, e tintos leves, bem refrescados, também vão muito bem.
  • Cá entre nós, os tintos com baixa carga tânica como alguns Pinot Noirs, Gamays e até Garnachas nos levam para uma experiência mais interessante...

Pacheco Pereda Sauvignon Blanc 2020 - AD 89 pontos

Legumes

  • Ok, você é vegano! Para os vegetais na brasa um rosé delicado e levemente herbáceo é a melhor pedida. Ele vai casar bem com a grande maioria dos legumes, com estrutura para suportar a fumaça que, invariavelmente, fica impregnada neles.
  • Rosés da Provence trazem ainda boa acidez e refrescância na medida certa.

Hey Malbec Rosé 2020 - AD 90 pontos

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 7 de Maio de 2021 às 17:00


Harmonizações Churrasco Harmonização Vinho Brasa Carne Legumes Vegano Peixe Frango Porco Boi Como harmonizar vinho e churrasco