Mundo Vino

O dia mundial da Cabernet Sauvignon, God save the Queen!


 

A uva Cabernet Sauvignon possui capacidade para se adaptar a climas e solos diversos, e pode trazer aromas peculiares 

God save the Queen!

Mas hoje não estamos pensando na Rainha Britânica ou qualquer outra de carne e osso, mas na rainha das uvas, hoje, 29 de agosto é o dia mundial da Cabernet Sauvignon.

Casta que nasceu com esse nome apenas no século XVIII, mas histórias contadas desde o século I d.C. dão conta de que ela já estava por aí há mais tempo. O que com certeza sabemos é que se trata de um cruzamento de Cabernet Franc com Sauvignon Blanc ocorrido naturalmente em algum tempo perdido da nossa história.

 

LEIA MAIS

» Os melhores rótulos de Cabernet Sauvignon

» Cabernet Sauvignon é a rainha das uvas de Bordeaux e conquista o mundo com vigor e versatilidade

 

Hoje, a Cabernet Sauvignon é a uva mais difundida e mais popular do mundo. Todos quando começam a tomar vinho aprendem a se referenciar, e porque não reverenciar, a simplesmente Cabernet.

Originária de Bordeaux no sudoeste francês, a Cabernet Sauvignon, apesar de encontrada em basicamente todo terroir do mundo, tem alguns locais prediletos para dar grandes vinhos com características singulares.

O Cabernet Sauvignon da margem esquerda de Bordeaux é encorpado com aromas de frutas vermelhas e taninos complexos que enchem a boca.

 

Essa variedade é conhecida como uma clássica francesa e é o resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc

Muito diferente do vinho da mesma casta nascido no chileno Valle del Maipo. O Cabernet Sauvignon de lá tem aromas de frutas maduras, especialmente goiaba, notas de especiarias como pimenta negra, um característico mentol e taninos sedosos.

Mas não só de elegância vive a realeza. Por ser muito difundida é possível encontrar Cabernets de diversos locais e, claro, nem todos são excelentes para a casta. Nos últimos anos o mercado tem sido inundado de Cabernets que deixam a desejar e não fazem jus à coroa.

Para comemorar, o Seleção Adega traz para você um cupom especial com desconto na compra do seu Cabernet Sauvignon.

Clique aqui e use o cupom CSADEGA e brinde à rainha das uvas!

Curiosidade:

Apesar de ser a mais popular e difundida casta, a Cabernet Sauvignon não é a mais plantada do mundo. Estudos divergem entre a espanhola Airén e a oriental, que na verdade nasceu nos EUA, Kyoho como a mais cultivada do mundo.

 

» Para ver os melhores vinhos avaliados com a Cabernet Sauvignon, clique aqui

 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

André De Fraia

Publicado em 29 de Agosto de 2020 às 12:00


Notícias