O choro da videira representa o fim do repouso vegetativo e o início de um novo ciclo da uva
por Arnaldo Grizzo
Quando a primavera chega, costuma ocorrer um fenômeno chamado de “choro da videira”. A primavera é a época do ano em que a natureza começa a voltar à vida após a letargia do inverno. O frio e a falta de horas de sol fazem com que as vinhas se encontrem em repouso absoluto, perdendo até mesmo suas folhas.
Quando a planta está em fase “dormente”, ela sofre a poda “seca” ou uma poda na ausência de folhas que vai selecionar os ramos que darão frutos. Estando em uma fase letárgica, a planta reduziu ao mínimo suas funções vitais.
LEIA TAMBÉM: Alguns dos muitos usos incomuns do vinho
Quando as temperaturas começam a subir e a terra esquenta, a videira retoma lentamente sua atividade linfática. A consequente reativação do metabolismo do açúcar e a retomada da atividade celular faz com que a seiva seja reativada. A seiva começa a escorrer e sair nas áreas onde foi feita a poda para cicatrizar a “ferida” aberta.
O fenômeno do “choro” costuma ocorrer entre março e abril no hemisfério norte e entre setembro e outubro no hemisfério sul, e é justamente nesse momento que se inicia a fase de brotação da videira. Na verdade, após a poda, dá-se o início ao pranto da videira, uma etapa anterior à brotação.
LEIA TAMBÉM: Santorini: a ilha grega do vinho
O “choro” em si é a primeira manifestação de atividade da videira que se inicia graças ao aumento da temperatura. Isso significa que a ativação da planta está ocorrendo e que a absorção de água e substâncias minerais começa a funcionar, o que faz com que a seiva circule por toda a planta.
Desta forma, inicia-se o aparecimento dos brotos, que futuramente darão origem ao crescimento de folhas e frutos. A planta começará a crescer graças às reservas acumuladas nas raízes e no tronco, embora ainda não consiga realizar a fotossíntese, pois carece de folhas.
Uma vez que a raiz da planta está novamente ativa, os ramos começam a apresentar uma ponta verde que mostra os sinais de que os primeiros brotos da planta estão aparecendo.
Com o tempo, esses brotos vão se manifestando e é na chegada da primavera que começam a dar sinais de crescimento. Aqui iniciam-se os trabalhos de lavoura, lavrando o solo e eliminando as pragas de insetos que podem ser prejudiciais para a vinha.