Enocultura

Zumbis e enólogos satânicos em cinco filmes de terror e vinho para se divertir entre taças

por Pedro Landim

Vinhos costumam render belos filmes e documentários, geralmente ricos em boas histórias e retratando diferentes culturas. Mas sempre existe o 'lado B' quando o assunto é cinema, e as garrafas não escaparam dos filmes de terror, digamos assim, de gosto duvidoso.

Que tal o roteiro onde um pesticida agrícola faz o enólogo virar zumbi? Não lhes parece um senhor argumento a favor dos vinhos 'naturais'?

Brincadeiras à parte, a lista a seguir é curiosa e os títulos podem ser assistidos na internet. Divirtam-se. 

LEIA MAIS

» Falsificador de vinhos de Bordeaux é condenado a 18 meses de prisão na China

» Notas de Rebeldia: o duro caminho de um Master Sommelier no Netflix

Terroir


Baseado no conto 'O barril de Amontillado', de Edgar Allan Poe, o filme é estrelado por Keith Carradine, que vive um rico produtor italiano que contrata um detetive para descobrir a fonte de uma misteriosa garrafa de vinho. O investigador desce ao submundo da Toscana e econtra uma seita que cultua a terra e promove rituais sombrios. O longa faz referências ao escândalo de falsificação de vinhos italianos conhecido como 'Brunellopoli', e conta com a participação de enólogos reais como Salvatore Ferragamo, da vinícola Il Borro.

As Uvas da Morte

Com tudo o que se espera de um filme de mortos-vivos, o longa de 1978 é dirigido por Jean Rollin, cineasta que se especializou em produzir filmes de terror de segunda linha e com teor erótico, como 'A Vampira Nua'. O roteiro narra a viagem de uma jovem pelo interior da França para encontrar o namorado que trabalha numa vinícola. O problema é que um novo pesticida experimental espalhado nas videiras está transformando o pessoal em zumbis. Wine Walking Deads, digamos.

O Olho do Diabo

O drama britânico de 1966, dirigido por J. Lee Thompson, deu o primeiro papel relevante à atriz Sharon Tate, fato que contribuiu para certa áurea 'cult' do longa, após o brutal assassinato da atriz por seguidores do psicopata Charles Manson. O roteiro trata de ocultismo e forças sobrenaturais, estrelado por David Niven. Ele vive o marquês e vinicultor Philippe de Montfaucon, cujos funcionários pretendem seguir rituais que exigem sua vida para salvar as colheitas na estação seca.

The Vineyard

Considerado pela revista Food & Wine "o melhor filme B de vinho e terror", o longa de James Hong faz a linha dos roteiros 'trash' e de contexto oriental que inspiraram Quentin Tarantino. A trama é centrada na figura do Dr. Elson Po, um enólogo renomado que descobriu num vinho especial a fonte da juventude. Mas a poção começa a falhar e a saída é convidar um grupo de jovens atores para rodar um suposto filme em sua ilha privada. O motivo? Usar o sangue da jovem Jezebel para refazer seu vinho mágico.

Sangue e Vinho

No filme recheado de estrelas hollywoodianas, coube a Jack Nicholson o papel de Alex Gates, um negociante de vinhos negligente com a família e vivendo crise financeira, que tem a ideia de arrumar um parceiro para roubar um colar de diamantes 1 milhão de dólares, e depois fugir com a amante latina vivida por Jennifer Lopez. Mas a esposa resolve procurá-lo e a encrenca começa quando ele perde a mala com a joia. O filme de 1996 é dirigido por  Bob Rafelson.

* O filme As Uvas da Morte está disponível no YouTube, legendado em português, os demais podem se vistos no sistema 'on demand' do Prime Video da Amazon.


palavras chave

Notícias relacionadas