A instalação de uma nova fazenda de criação de porcos gerou um conflito de interesse com produtores de vinhos da Espanha
por Redação
Na Espanha a instalação de uma fazenda de criação de porcos criou uma situação de conflito com produtores de vinho da região de Ribera del Duero. Um dos temores é que os novos vizinhos prejudiquem o turismo e a atividade ainda possa interferir nas características do solo.
De acordo com o jornal Diario de Burgos, é prevista a instalação de uma fazenda de suinocultura na principal região produtora de vinhos de Ribeira del Duero. A fazenda de suínos teria capacidade inicial de ao menos 6.000 cabeças e será instalada na região de Gumiel de Mercado, a noroeste de Aranda de Duero, exatamente na principal região vinícola, que tem ao menos 1.500 hectares de vinhedos.
O município de Gumiel de Mercado é um dos maiores da região em área plantada, sendo considerado um dos mais importantes da região de Ribeira del Duero. Assim, os produtores locais estão exigindo que os novos vizinhos atendam uma série de requisitos, para evitar que os odores da instalação de criação de porcos, assim como a potencial infiltração de nitratos no solo, se tornem um problema na viticultura.
Embora a produção de suínos seja um importante negócio na Espanha, além de uma fonte de proteína animal bastante popular na Europa, os produtores locais da indústria do vinho temem um conflito de interesses, ligado apenas aos potenciais danos secundários que a fazenda de porcos pode causar.
“Não somos contra o estabelecimento das fazendas, é claro, temos que tê-las”, disse José Zapatero, da Bodega El Lagar de Isilla, ao Diario de Burgos. "A questão é viver juntos sem prejudicar um ao outro”.
Por ora, as autoridades locais avaliam as reinvindicações dos produtores locais e as necessidades do futuro novo morador.