Mundovino

Rota de vinhos e graffiti é lançada no Chile

A cidade de Valparaíso realizou o Graffestival, que reuniu artistas de rua para criarem murais com temas de vinho e vinícolas locais

por Redação

A cidade de Valparaíso, no Chile, lançou uma rota de vinhos singular: a primeira que une vinho e graffiti. No final de 2018, a cidade, que é famosa por sua arte de rua, realizou o “Graffestival”, em que um grupo de artistas de rua criou murais com temas de vinho para vinícolas locais. Quinze vinícolas chilenas participaram, cada uma com um mural pintado. Mais dois murais foram feitos para a Wines of Chile, um dos quais foi criado por Inti, um artista de rua conhecido internacionalmente. Os artistas tiveram dois dias para concluir seus trabalhos.

Veja também:

Dicas para aproveitar o melhor do vinho no Chile

Enoturismo em Santiago e no Vale de Colchagua

A ideia é ajudar a regenerar a área e incentivar ainda mais o turismo de vinhos em Valparaíso, que fica perto das regiões vinícolas de Casablanca e San Antonio. “O graffiti é interessante, pois ele pode renovar completamente um espaço urbano”, disse Grant Phelps, proprietário do WineBox Hotel.

Cada vinícola tinha diferentes níveis de envolvimento com os murais. Alguns, como Santa Carolina, Garces Silva e Veramonte, tiveram seu “artista particular” visitando as vinhas. “Ver a adega ajudou. Eu vi o prêmio de 1889 da Exposition Universelle de Paris pendurado lá, e isso me inspirou. E Carolina, a esposa do fundador, inspirou a mulher no mural”, disse Daniel Marceli, o artista da Santa Carolina.

“Foi um novo desafio trabalhar com o vinho”, disse o artista de rua Martín Feis, um dos que pintou o mural de San Pedro. “A fé de Montes em seus anjos tem sido parte de todo o processo. Os anjos da fé os guiavam, e eu quero fazer desse meu anjo o que Montes me deu”, disse o artista Seco Sanchez, que criou o painel da Viña Montes.

Confira os melhores vinhos chilenos degustados pela ADEGA!

palavras chave

Notícias relacionadas