Veja em dez passos como usar o saca-rolhas e abrair seu vinho como um profissional
por Silvia Mascella
1º passo: O abridor mais leve e prático para ser utilizado é o saca-rolhas de duas fases. Ele facilitará na hora de abrir, exigindo menos força e trará melhor mobilidade. Evite o abridor com alavancas nas duas laterais, pois a rosca interna costuma ser menor e não alcança todas as rolhas.
2º passo: Utilizando a lâmina acoplada na lateral do ao saca-rolhas retire a cápsula do vinho. Rode a faca ao redor da base da boca da garrafa e tire a parte de cima da cápsula. Muitas pessoas apenas puxam a cápsula para cima, esta técnica, além de não funcionar em todas as garrafas, pode balançar muito o vinho.
LEIA TAMBÉM: Brad Pitt tem vitíoria contra Angelina Jolie sobre Miraval
3º passo: Passe um pano ou guardanapo sobre a rolha, para tirar qualquer poeira ou sedimentos. Posicione a ponta da rosca no meio da rolha. Este passo é importante pois se a rosca for posicionada na lateral corre o risco de quebrar ou romper a rolha.
4º passo: Vá rosqueando o saca-rolhas até que toda a parte torcida esteja dentro da rolha.
ATENÇÃO: Quanto mais dentro da rolha estiver o saca-rolhas, melhor, pois evita que a rolha se quebre. Porém, evite transpassar a rolha para que sedimentos não caiam dentro do vinho. O nível de segurança em geral é até um pouco antes da última curva da rosca.
5º passo: Apoie o primeiro nível do saca-rolhas na borda do gargalo da garrafa.
6º passo: Com uma mão segure o apoio do saca-rolhas e com a outra faça força lentamente para cima até que a rolha comece a sair da garrafa. Não force demais para trás, apenas para cima.
7º passo: Levante a rolha até que seja possível apoiar o segundo nível do abridor no gargalo da garrafa.
8º passo: Assim, segure o apoio e faça força com maior cuidado para que o restante da rolha saia, importante que a parte final do processo deve ser feito com muita atenção. Muitas vezes a rolha está com o fundo molhado e um movimento brusco pode quebrar uma rolha frágil, jogar vinho em você ou nas pessoas ao redor.
9º passo: Para ajudar a servir sem respingar, use um corta-gotas. Coloque-o na boca da garrafa para evitar que as gotas escorram.
10º passo: Sirva a taça até no máximo o primeiro terço dela, assim sobra espaço para o famoso giro aerando o vinho e para os aromas se concentrarem. No casos dos vinhos brancos e rosés, a quantidade menor garante que a temperatura do vinho não suba muito enquanto você bebe.