Vinhos Super Toscanos surpreenderam e estiveram no topo das movimentações
por Redação
As principais movimentações do mercado de vinho em agosto vieram da Toscana. No mês passado, o Ornellaia 2009 e o Tignanello 2007, dois dos principais Super Toscanos (nome dado aos vinhos que não obedecem às regras das denominações locais e acrescentam castas francesas ao blend), tiveram a maior valorização no índice Liv-ex, que monitora os leiloes e vendas de vinhos raros no mundo.
Os vinhos Toscanos vêm tendo aumento no índice recentemente, apresentando 48% de valorização nos últimos cincos anos, por exemplo. Desta vez, porém, o aumento brusco, de cerca de 10%, veio logo após a publicação das resenhas do crítico Antonio Galloni, que antes trabalhava para a Wine Advocate, de Robert Parker.
No seu relatório sobre as safras 2010 e 2011, Galloni escreveu que 2010 vai ser uma das melhores safras de todos os tempos na Toscana, com vinhos de deliciosos aromas bem delineados, fruta potente e vibrante e acidez de dar água na boca. Ele deu 98 pontos para o Masseto, 97+ para o Solaia, 97 para o Ornellaia e 96 para Tignanello e Sassicaia.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
Direita ou esquerda? Entenda a divisão dos vinhos de Bordeaux
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final