Revista ADEGA
Busca

11.mar - Tampas de rosquear representam 15%

Tampas de rosquear representam 15% do mercado global


Atualmente, as "screw caps", ou mais conhecidas no Brasil como as tampas de rosquear, já representam aproximadamente 15% do mercado mundial de vedações para as garrafas de vinhos. Esse crescimento se deu principalmente pela abertura de um mercado muito fechado ao de rolhas alternativas à cortiça: a Europa.

Anne Seznec, assessora da empresa italiana Guala, especializada no ramo das vedações para garrafas, define como surpreendente esse crescimento. "Nós podemos ver muito crescimento na França, Alemanha, Áustria, Espanha e Itália. A venda das "screw caps" tem crescido muito mais rapidamente do que pensávamos, desde o final de 2006." Somente na Guala, houve crescimento de 25% nas vendas em 2008.

Por outro lado, Carlos de Jesus, diretor de marketing e comunicação da Amorim, empresa portuguesa do ramo de rolhas de cortiça, subestima os números apontados nas vendas das tampas. Mesmo assim, ele acredita de que as vendas, tanto das rolhas de cortiça quanto das tampas terão um bom crescimento em alguns anos, em função dos preços das rolhas sintéticas, que segundo Carlos aumentarão.

De acordo com Seznec, as tampas tiveram como mercado principal no ano a Europa, com pouco mais de US$ 1 bilhão. Logo atrás vieram dois países de tradição no uso das rolhas alternativas, Austrália e Nova Zelândia, juntos totalizando US$ 800 milhões. Argentina e Chile juntos representaram US$ 250 milhões.

Fonte: Decanter.com

Redação
Publicado em 11/03/2009, às 10h59 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias