Mundo Vino

Tênis feito com couro de resíduos da produção de vinho chega ao mercado

por Redação

Um tênis de corrida feito de vinho, podemos dizer assim, está prestes a chegar ao mercado. A empresa holandesa Mercer Amsterdam fez os calçados em colaboração com a Vegea, italiana que produz couro com os restos de resíduos da produção de vinho, principalmente as sementes e fibras de uva, produto lançado em 2017, em Milão.

Os novos tênis são chamados W3RD Wine Pack e serão vendidos por cerca de 250 euros, como parte da coleção do verão 2021 da Mercer, em dezembro próximo.

LEIA MAIS

» Como ficam os vinhos envelhecidos no mar? Mergulhamos no 'terroir aquático'

» O que é um vinho 'terroso'? Aprenda a identificar o aroma e as uvas envolvidas

Além do couro de vinho, os calçados incluem algumas malhas feitas de sobras de garrafas PET, e a sola é feita de algas marinhas.

Segundo a empresa, o couro do vinho é macio, estável, 100% sustentável e pode ser reciclado, sem nenhum produto animal utilizado na confecção. A ideia é aumentar a gama de produtos e acessórios.

A Vegea afirma que, de 26 bilhões de litros de vinho produzidos anualmente, cerca de sete bilhões de quilos de bagaço de uva são gerados, o que daria para produzir três bilhões de metros quadrados de couro de vinho.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas