Santiago de Compostela

Um caminho Santo e um caminho de vinhos

Famosa região espanhola terá, neste mês de março, atividades para peregrinos da religião e do vinho

por Silvia Mascella Rosa

Santiago de Compostela terá, neste mês de março, atividades para peregrinos da religião e do vinho

Bares e restaurantes na Galícia

O turismo religioso sempre movimentou a cidade de Santiago de Compostela, capital da região da Galícia, no noroeste da Espanha, mas neste mês de março, a cidade irá acolher também os discípulos de Dionísio (ou Baco, como preferirem). A cidade será a sede do primeiro Encontro do Vinho Galego Revera Vinum (nos dias 22,23 e 24 de março) reunindo todas as IGPs e DOs do vinho da Galícia.

» Conheça o vinho brasileiro mais bem pontuado do Guia Descorchados 2022. Spoiler, ele nasce em Minas Gerais!

» Anti-herói dos vinhos chilenos abre vinícola própria

Os conselhos de turismo e hotelaria da cidade resolveram aproveitar o evento e organizar mais ações ligadas ao vinho que terão início no dia 18 de março, seguindo até dia 27, tudo em plena primavera espanhola.

Seguindo o exemplo dos peregrinos que chegam até a cidade fazendo o Caminho de Compostela, onde em cada parada o "passaporte" do caminhante é carimbado, a cidade vai patrocinar as "Rotas do Vinho Revera Vinum Compostela".

Vão participar 36 restaurantes e bares separados em seis "rotas" de distintas regiões da cidade, onde o participante recebe um selo em cada estabelecimento quando consumir um vinho. Ao finalizar uma das rotas ele entra num sorteio que inclui presentes e até uma estadia em hotel de turismo rural.

Santiago de Compostela terá, neste mês de março, atividades para peregrinos da religião e do vinho

Empanadas galegas, bem parecidas com as tortas do Brasil

Duas degustações harmonizadas e com música ao vivo também estão na programação nos dias 23 e 26 de março.

No Hotel Monumento San Francisco, que sediará o evento principal, acontecerão degustações e workshops com produtores e sommeliers, fórum de discussão sobre os vinhos da Galícia e, na exposição principal, 180 adegas representarão a região e as diferentes zonas de produção, além de um "Túnel do Vinho" com 300 amostras e referências da produção dessa zona. O evento é aberto ao público em geral, com compra de ingressos através do Revera Vinum.

Para os turistas que querem ampliar a viagem, a menos de uma hora de Santiago fica a rota do vinho de Rías Baixas, onde a casta branca Albariño reina sozinha. Pela proximidade do oceano a culinária local é marcada pelos frutos do mar, com peixes e mariscos vindos dos mais de mil quilómetros dessa costa. Mas há também as empanadas galegas, mais parecidas com as tortas do Brasil do que com as empanadas da Argentina e do Chile, e com variados recheios. Para quem vai se hospedar, a maior cidade de região, que pode servir como ponto de partida, é Pontevedra.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas