A uva mais cultivada no mundo é a Kyoho

Uma variedade híbrida, muito comum em países asiáticos

por Redação



Se lhe perguntassem qual a uva mais cultivada do mundo, qual seria sua resposta? Certamente não a Kyoho. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a cepa de uva mais plantada no planeta é a Kyoho, uma variedade híbrida muito comum nos países asiáticos. Segundo a OIV, ela ocupa 365 mil hectares, sendo 44% deles na China.

A maioria da produção é para ser consumida como uva de mesa. Depois da Kyoho, a segunda variedade mais cultivada é a Cabernet Sauvignon, com 340 mil hectares. Em terceiro lugar vem outra variedade de mesa, a Sultana, também conhecida como Thompson, com 300 mil hectares. Em seguida vem a Merlot, com 266 mil hectares e, em quinto, a Tempranillo, com 231 mil hectares.

A MAIOR DIVERSIDADE É NA ITÁLIA


Segundo a OIV, a Itália é o país com a maior diversidade de uvas cultivadas no mundo. Nos 690 mil hectares de vinhedos italianos estão presentes 80 variedades distintas. A maior produção é de Sangiovese, com 8% do total. Portugal vem em segundo lugar como o país com maior diversidade, sendo cerca 30 uvas diferentes plantadas.

palavras chave

Notícias relacionadas