• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Crise na Austrália

    Vinhedos arrancados na Austrália

    Viticultores estão arrancando os vinhedos para enfrentar a crise na Austrália

    Mais de um milhão de parreiras já foram arrancadas em Griffith, Austrália
    Mais de um milhão de parreiras já foram arrancadas em Griffith, Austrália

    por Silvia Mascella

    As imagens publicadas pela agência Reuters são tristes. Milhares de videiras sendo arrancadas e uvas secando nas parreiras na cercanias da cidade de Griffith, região de New South Wales, sudeste da Austrália. O país é o quinto maior exportador de vinhos do mundo.

    As ações, que vem ocorrendo nas últimas semanas, são o último recurso de milhares de famílias que cultivam a terra e fazem vinhos, diante da superprodução, dos preços baixos das uvas, da diminuição do consumo mundial e da crise com a China nos últimos anos.

    LEIA TAMBÉM: Penfolds lança novo Champagne em colaboração com a Maison Thienot

    James Cresmasco, quarta geração de vitivinicultores de Griffith, declarou em entrevista à Reuters que sempre há um limite até onde uma empresa pode ir e continuar plantando e perdendo dinheiro. Cremasco decidiu plantar ameixas no local: "Não existirá uma nova geração de viticultores em minha família. As corporações tomarão os lugares e os jovens terão que trabalhar para elas", afirmou enquanto observava as máquinas arrancando as videiras plantadas por seu avô.

    Mais de um milhão de parreiras já foram arrancadas na região, que era uma das maiores produtoras de toda a Austrália. A questão principal é que os preços das uvas - especialmente as tintas que são mais cultivadas nessa zona - caíram muito nos últimos anos. Segundo dados do 'Wine Australia' em 2020 uma tonelada de uva da região valia 659 dólares australianos (aproximadamente 2.162 reais) e em 2023 a tonelada valeu, em média, 304 dólares australianos (aproximadamente 997 reais).

    LEIA TAMBÉM: Os melhores vinhos da Austrália degustados por ADEGA

    Os vinhos mais caros, vinhos brancos, e principalmente os comercializados pelas grandes empresas ainda não acusaram a crise, (zonas como a Tasmânia e Yarra Valley seguem com boas perspectivas) mas para os vinhos mais baratos os estoques estão cheios, e a nova safra já está sendo colhida. O governo australiano afirma reconhecer o problema e buscar maneiras de auxiliar os produtores. Para alguns deles já é tarde demais.

    O presidente do grupo de viticultores "Riverina Winegrape Growers', Jeremy Cass, afirmou que para conseguir equilibrar as contas e aumentar os preços, um quarto de todas as videiras de áreas como a de Griffith precisarão ser arrancadas. Segundo as contas feitas pela Reuters isso significaria devastar 12 mil hectares de vinhedos, aproximadamente 8% da área total de vinhedos do país.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoVinhedoAustráliaTasmâniaCriseParreiraNew South WalesYarra

    Notícias relacionadas

    vinho e vinha

    Muriel Wines compra a histórica Marqués de la Concordia

    Bordeaux

    Vendas de vinhos tintos de Bordeaux caem 19% em valor

    Champagne Borbulhante

    Mercado de Champagne dá sinais de recuperação global

    Vittorio Frescobaldi

    Vittorio Frescobaldi morre aos 97 anos na Itália

    Colheita de uvas no vinhedo

    Catalunha antecipa vindima e já colheu 126,8 milhões de kg

    Philippe Sereys de Rothschild

    Confira entrevista exclusiva com Philippe Sereys de Rothschild

    Ilustração

    Salton exporta 6 milhões de garrafas para mais de 30 países

    Vinhedo Sob a Fumaça do Incêndio

    Incêndio ameaça vinhedo histórico de Aragón, na Espanha

    touriga, dão

    Dão: altitude, granito e castas que definem seus vinhos

    Borgonha

    Borgonha supera recorde de vindima que durava desde 1556

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Baga, a rainha da Bairrada
    1

    Baga, a rainha da Bairrada

    Muriel Wines compra a histórica Marqués de la Concordia
    2

    Muriel Wines compra a histórica Marqués de la Concordia

    Alfrocheiro:uma casta de origem portuguesa
    3

    Alfrocheiro:uma casta de origem portuguesa

    DO Costers del Segre: sete terroirs, uma denominação
    4

    DO Costers del Segre: sete terroirs, uma denominação

    Vinícolas de Mendoza: segredos e dicas para uma experiência inesquecível
    5

    Vinícolas de Mendoza: segredos e dicas para uma experiência inesquecível

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group