• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Vinho é prazer

    O empresário Ayres da Cunha Marques, presidente da Blue Life, conta como surgiu sua paixão pelos vinhos e indica sua preferências.

    por Gabriela Pasqualin

    Assim como um bom vinho de guarda - quanto mais amadurecido, melhor - o empresário e médico Ayres da Cunha Marques confessa que a medida que envelhece, os prazeres da vida tornam-se mais restritos: "O vinho abriu um novo mundo para mim. Há algum tempo, a boa cozinha e o vinho tornaram-se mais do que um prazeroso hobby em minha vida", diz Ayres, presidente da Blue Life.


    #R#

    Sua roda de amigos foi a grande responsável por lhe trazer ao mundo do vinho. "Tenho grandes amigos conhecedores do assunto", revela. Esse foi apenas um incentivo para fazer com que o empresário se tornasse um apaixonado pela cultura. A começar pela lição de casa, com a aquisição de vários livros, e alguns cursos sobre vinho. As viagens vieram na seqüência. "Conheci os melhores vinhos e regiões produtoras do mundo. Fui à Borgonha, Toscana, Napa Valley e também ao Chile, sempre fazendo questão de conhecer os produtores já con-sagrados como o Dom, o De la Romanée Conti - o vinho Romanée Conti é o meu predileto, e também experimentar algumas preciosidades que encontrei", diz.

    Com tanta experiência na bagagem, Ayres se diz apaixonado pela região da Borgonha, na qual são produzidos seus vinhos prediletos. Mas ele não dispensa grandes rótulos de outros lugares como o Brunello Riserva Biondi Santi 85, da Itália, harmonizando com uma boa massa. "Essa combinação é uma arte indiscutível", conta ele. Para abrigar as mais de 1.000 garrafas que vem colecionado ao longo dos anos, Ayres dispõe de mais de 5 adegas distribuídas em sua casa na capital paulistana e em suas fazendas no interior do Estado. "Descobri que para armazenar um bom vinho é necessário um pouco de planejamento. Deve-se imaginar a quantidade que pretendemos adquirir, o tipo de vinho, mesclá-los entre de longa guarda e para consumo imediato para então definir qual a adega adequada e o tipo de manutenção que deverá ser dada aos vinhos", finaliza Ayres.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    "Bordeaux é a preferência óbvia de todos", diz o cantor. Ele possui em sua adega 80% de vinhos do Borgonha - Ed Motta/Facebook Oficial

    A trajetória de Ed Motta até a preferência pelos vinhos da Borgonha

    Nesta época, é melhor optar por vinhos médios e que suportam temperatura de serviço intermediária - Canva

    Seleção de vinhos que combinam com o outono

    Imagem Lembranças imersas em vinho

    Lembranças imersas em vinho

    Imagem Um romance escrito com vinho

    Um romance escrito com vinho

    Imagem Um enófilo espontâneo

    Um enófilo espontâneo

    Imagem A arte de beber vinho

    A arte de beber vinho

    Imagem Juventude engarrafada

    Juventude engarrafada

    Imagem Vinho com boas risadas

    Vinho com boas risadas

    Imagem O vinho em prosa e verso

    O vinho em prosa e verso

    Imagem O vinho na tela

    O vinho na tela

    Mouton Rothschild e a arte da paciência

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Barricas híbridas unem madeira e pedra para renovar a experiência do vinho
    1

    Barricas híbridas unem madeira e pedra para renovar a experiência do vinho

    ProWine São Paulo 2025 abre credenciamento
    2

    ProWine São Paulo 2025 abre credenciamento

    Da\u0022 tradição\u0022 da garagem
    3

    Da" tradição" da garagem

    Vinho mais caro da história para um Romanée\u002DSt\u002DVivant é vendido em leilão virtual
    4

    Vinho mais caro da história para um Romanée-St-Vivant é vendido em leilão virtual

    “Comprei um bag in box, mas ele estava estufado e o vinho estranho. O que pode ter acontecido?\u0022
    5

    “Comprei um bag in box, mas ele estava estufado e o vinho estranho. O que pode ter acontecido?"

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group