Mais de 600 garrafas estavam sendo importadas ilegalmente; caminhão seguia do Rio Grande do Sul para a Paraíba
por Larissa Avilez
Centenas de vinhos argentinos foram escondidos junto a caixões, na tentativa de importá-los e transportá-los de forma ilegal no Brasil. O crime foi descoberto por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná, na segunda-feira (7.out.2024). Ao todo, foram apreendidas 606 garrafas da bebida, avaliadas em R$ 74 mil.
De acordo com a corporação, o caminhão foi parado na BR-163, no município de Lindoeste (PR), mas havia saído de Constantina, no Rio Grande do Sul, e seguia para o estado da Paraíba. Durante a abordagem, o motorista apresentou sinais de nervosismo, o que motivou uma busca minuciosa no compartimento de carga.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
No espaço acima dos 200 caixões, foram encontradas 80 caixas com vinho, dentro das quais havia rótulos tintos, brancos e rosés. Questionado sobre a mercadoria, o motorista informou que quis aproveitar o frete para “ganhar um extra” e que quem o contratou para o transporte dos caixões não sabia disso.
Ver essa foto no Instagram
Como a documentação fiscal dos vinhos não foi apresentada, estabeleceu-se o crime de descaminho, caracterizado pelo não pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, saída ou consumo de mercadoria. Conforme estabelecido no Código Penal, a pena pode ser de um a quatro anos de reclusão.
Tanto o motorista do caminhão quanto o homem que o acompanhava foram detidos e encaminhados à Receita Federal em Cascavel (PR), onde o total de vinho pôde ser contabilizado. O site da Revista ADEGA demandou a Polícia Federal sobre o encaminhamento dado aos envolvidos, mas não obteve resposta.
+lidas
Imitação do Petrus? Justiça proíbe vinho de comediantes brasileiros
1 milhão de garrafas de Brunello di Montalcino falsificadas
Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Consumo moderado de vinho reduz riscos cardiovasculares em até 50%