Mouton Rothschild

Vinícola apresenta novo rótulo do Château Mouton Rothschild 2021

Artista japonesa foi a escolhida para ilustrar a safra 2021 do Mouton Rothschild

Imagem Vinícola apresenta novo rótulo do Château Mouton Rothschild 2021

por Silvia Mascella

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Château Mouton Rothschild, um dos vinhos míticos de Bordeaux, marca cada nova safra que vai para o mercado com um rótulo diferente, criado por um artista plástico.

Grandes nomes como Andy Warhol, Pablo Picasso, Francis Bacon, Joan Miró e David Hockney, já tiveram suas criações estampadas nas valiosas garrafas desse ícone da região de Pauillac. Para o lançamento da safra 2021, a artista escolhida foi a japonesa Chiharu Shiota.

LEIA TAMBÉM: Como são classificados os vinhos de Bordeaux

Chiharu Shiota criou o rótulo do Mouton Rotschild 2021

A artista, nascida em Osaka em 1972, estudou arte em Kyoto e Berlin e seus trabalhos chamaram a atenção do grande público na Bienal de Veneza em 2015, onde ela representou o Japão.

A obra, 'Universo de Mouton', foi comissionada por Julien de Beaumarchais de Rothschild, neto do fundador (Baron Philippe de Rothschild), que é formado em história da arte e responsável pelas ações artisticas e culturais da empresa. Ele é um dos proprietários do Château junto de seus dois irmãos. Segundo a vinícola, todo artista tem total liberdade para criar sua obra.

LEIA TAMBÉM: ADEGA degustou 10 safras juntas de Mouton Rothschild

"Fiquei fascinado pela visão de Chiharu Shiota, tão próxima de nosso mundo do vinho, especialmente da relação entre homem e natureza, frágil e fértil, generosa mas imprevisível. E no rótulo, o vermelho brilhante nos lembra também do vinho jovem que escapa dos tanques", afirmou Julien de Rothschild.

A obra que ilustra o rótulo mostra uma discreta figura humana que segura, com quatro fios (que representam as 4 estações do ano) o que parecem ser' balões' como grãos de uva. A artista declarou que quando visitou o Château ficou muito inspirada pela relação deles com a natureza e com o equilíbrio que a vinícola precisa manter entre a ação do homem e o meio ambiente: "Eles dependem do clima e não podem interferir. Eles precisam aceitar as condições nas quais as uvas crescem", disse a autora do rótulo.

Lançamento da safra 2021 do Château Mouton Rothschild

palavras chave

Notícias relacionadas