Adega International Tasting

Todas as nuanças do melhor tinto da Espanha

Degustação vertical do celebrado espanhol Aalto PS é um dos destaques do evento de vinhos mais exclusivo do Brasil

por Redação

AAlto Bodegas y Vinhedos é referência da região de Ribera del Duero na Espanha

Em degustação feita em 2012, pela Revista Adega, o Aaalto PS recebeu louváveis 97 pontos, o que o coloca no hall dos vinhos extraordinários. Ele é feito sob a batuta do grande enólogo Mariano Garcia, ex-comandante da Bodegas Vega Sicília (um dos grandes ícones da vinicultura espanhola). É profundo, cheio, tem grande concentração de frutas e um final de boca infinito – uma joia da badalada região de Ribera del Duero, na Espanha.

Agora, durante 5º Adega International Tasting, em 19 de outubro, em São Paulo, o diretor-geral da vinícola AAlto Bodegas y Vinhedos é quem vai apresentar não só o Aalto PS 2006, como a safra 2010 do vinho. Além dele, quem participar do evento, vai degustas as safras 2004, 2014 e 2017 do Aalto, outro vinhaço da mesma casa.

Leia mais:

Vem aí o Adega International Tasting 2019

Patricio Tapia vem para a semana do vinho em São Paulo

Adega International Tasting promove vertical de Achaval Ferrer Finca Bella Vista

E em degustação também da revista Adega, o Aalto 2016 recebeu 94 pontos e revelou grande complexidade aromática (com especiarias, pimenta negra, frutos vermelhos e tabaco) e muita estrutura na boca, com a madeira bem integrada, taninos elegantes, ótima acidez e persistência.

[Colocar Alt]

Pode-se dizer que o Aalto é um blend de Tempranillo elaborado a partir de vinhas velhas entre 40 e 80 anos de e uma parcela de uvas mais jovens de vinhedos próprios. Ele amadurece em barris de carvalho francês e americano, sendo 50% novos, por 17 meses.

Se no caso do Aalto ou no Aalto PS, a pergunta que não quer calar é: qual será a evolução desses vinhos tão ricos, com tempo em garrafa. Só os exemplares que virão direto da cave da vinícola poderão responder.

[Colocar Alt]

A vinícola AAlto Bodegas y Vinhedos, aliás, é um tesouro espanhol. Desde 2005 exibe instalações com arquitetura marcante, totalmente integrada a belíssima paisagem Quintanilla de Arriba (Vallaolid). Com detalhes minimalistas, elegantes e confortáveis, a casa transformou-se em ponto de referência da região, por conta do impactante projeto arquitetônico.

5º Adega International Tasting 2019 

Evento conta com degustações verticais inesquecíveis

Em 19 de outubro, o elegante hotel Unique, em São Paulo, receberá a 5º edição do Adega International Tasting.

O evento criado para celebrar os 10 anos da Revista ADEGA  já virou uma marca para grandes apreciadores de vinhos compartilharem degustações inesquecíveis. Em ocasiões anteriores, o Adega International Tasting já contou, por exemplo, com verticais de ícones planetários como os chilenos Almaviva e Don Melchor, os franceses Romanée-Conti e Château de Beaucastel e o espanhol Mas La Plana. E ainda degustações de Porto lendários como uma série de Taylor’s cinquentenários e o Krohn Vintage 1963, da mítica safra, reconhecida como a mais espetacular do século 20.

As exclusivíssimas verticais são sempre apresentadas por um embaixador de cada vinícola, o que nos dá a possibilidade única de mergulhar e decifrar a essência da criação de cada vinho.

Neste ano, haverá quatro degustações especiais: 

- Vertical Finca Bella Vista – A degustação do célebre vinho argentino, produzido a partir de vinhas centenárias, será guiada pelo enólogo Gustavo Rearte, que traz as safras 2003, 2012, 2013, 2014 e 2015.

- Vertical AAltos PS e AAltos – Será conduzida por Eduardo Ferrin, diretor geral da lendária vinícola da região de Ribeira Del Duero, na Espanha. 

 - Vertical II Caberlot – Mortiz Rogosky, proprietário da vinícola italiana, em pessoa, virá comandar a degustação. Esta é a primeira vez que o cult wine da Itália, descoberto pela famosa crítica inglesa Jancis Robinson, vem ao Brasil em uma degustação especial. 

 - Avant Première  Descorchados 2020 – Patricio Tapia, autor do maior guia de vinhos sul-americanos do mundo, dá uma paradinha na degustação da futura  edição, para apresentar o que já bebeu de melhor até agora.

Vai perder? Para mais informações e compra de ingressos, acesse: www.adegainternationaltasting.com.br

Veja também:

+ Acompanhe as notícias de Ribera del Duero

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas