por Redação
Tradicionalmente, a indústria vitivinícola da França dá maior importância à região aonde a bebida foi produzida. No entanto, pesquisas recentesmostraram que esta é uma das últimas características decisivas para que o consumidor compre um vinho ou não.
Por isso, muitos produtores franceses estão mudando sua abordagem, como é o caso da Alsácia, região ao leste da França. O recém-eleito presidente da Conselho Interprofissional de Vinhos da Alsácia (CIVA), Rémy Gresser se comprometeu a tornar os rótulos dos vinhos da região francesa mais fáceis de entender.
O novo presidente revelou que pretende mudar os rótulos, de maneira a especificar melhor o estilo do vinho, seu nível de doçura e sugestões de harmonização. Segundo Gresser, o intuito da mudança é desmistificar o vinho para os consumidores: "a riqueza da Alsácia está na sua diversidade: temos um grande conjunto de estilos de vinhos, castas e terroirs. Cabe a nós ter uma abordagem mais comercial".
O presidente ainda acrescentou que "a marca da Alsácia deve aparecer em cada garrafa como um logotipo ou marca de qualidade que oferece aos consumidores uma garantia de autenticidade".
Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...
+ Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos
+ Dados mostram aumento nas vendas de rosés
+ Associação devinhos alemães comemora 100 anos
+ Franceses abrem as portas de suas vinícolas para visitantes
+lidas
Os melhores vinhos Pinot Noir por até R$ 150
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Qual o significado do vinho na Bíblia?
“As novas regras do vinho”: autor americano aponta 89 novas dicas para os amantes da bebida
Vinho português com nome inusitado esgota em apenas dois dias