Mundovino

Amorim revela as tecnologias para eliminar o bouchonné definitivamente

Além de acabar com o TCA detectável o sistema é muito mais eficiente e de menor impacto ambiental que o utilizado até então

por André De Fraia

Sistema Xpür, uma das novas tecnologias da Corticeira Amorim para acabar com o Bouchonné

A Corticeira Amorim, maior produtor mundial de rolhas, revelou a nova tecnologia empregada para zerar o TCA detectável e acabar com o bouchonné. A promessa de tal tecnologia inovadora foi feita pelo CEO da empresa em 2018.

LEIA MAIS

» Família Faiveley da Borgonha compra parte de vinícola californiana Williams Selyem

» Colecionador lança o “Louvre do vinho”

Chamado de Naturity o sistema é baseado em um processo de dessorção térmica o qual consiste em empregar grande pressão e altas temperaturas para separar fisicamente compostos químicos. A tecnologia criada pela Amorim em parceria com a Universidade Nova de Lisboa permite a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA. No processo não é utilizado nenhum produto químico ou artificial.

Outra tecnologia anunciada pela Amorim foi a Xpür, esta visa acabar com o TCA detectável em rolhas de aglomerado. A tecnologia não mudou, ainda é utilizado a aplicação de CO₂, porém o consumo energético é 75% menor que a tecnologia antiga e o uso de gás carbônico 90% inferior.

“Estas tecnologias resultam de robustos investimentos financeiros, tempo e dedicação em pesquisa e desenvolvimento por parte da nossa equipe. Apesar dos obstáculos de 2020, conseguimos cumprir a promessa que fizemos de ter a tecnologia de TCA não detectável para todos os segmentos de rolhas até ao final do ano. Este é o nosso compromisso para com os nossos 30.000 clientes em todo o mundo - garantir a qualidade e consistência dos seus produtos e assegurar que a preferência dos consumidores pela cortiça só vai aumentar.”, destaca António Amorim, Presidente e CEO da corticeira.

A empresa hoje é responsável por 44% da produção mundial de rolhas, são cerca de 5,5 bilhões de rolhas produzidas anualmente.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas